O sociólogo Bernardo Sorj agora integra a Brookings Institution
O cientista político, professor visitante do IEA |
O cientista político Bernardo Sorj, professor visitante do IEA e diretor do Centro Edelstein de Pesquisa Social, agora é membro correspondente sênior ("nonresident senior fellow") da Brookings Institution, centro de pesquisa independente sediado em Washington, EUA. Sorj é um dos dez especialistas vinculados ao programa sobre a América Latina da instituição.
A origem da Brookings Institution remonta a 1916, quando Robert S. Brookings e outros interessados em reformas governamentais criaram o Institute for Governmental Research, a primeira organização americana dedicada ao estudo de questões relativas às políticas públicas americanas. Brookings criou também outras duas instituições: o Institute for Economics, em 1922, e uma escola de pós-graduação, em 1924. Os dois institutos e a escola fundiram-se em 1927, dando origem à Brookings Institution, dedicada à pesquisas sobre economia, gestão governamental e ciências políticas e sociais.
Este ano, como preparativo para as atividades comemorativas do centenário da instituição, em 2016, a Brookings Institution adotou o tema Governança e Renovação como orientação geral para seus cinco programas de pesquisas (Política Externa, Desenvolvimento, Economia, Governança e Política Metropolitana), os quais terão quatro prioridades: energia e clima; mudança na governança global; crescimento por meio de inovação; e oportunidade e bem-estar.
Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP