por Sergio R V Bernardo
—
publicado
11/03/2024
—
registrado em:
Cátedra Olavo Setubal
No dia 1º de março, as indígenas Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites tomaram posse como titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência para 2024. Elas assumiram a posição ocupada anteriormente pela escritora Conceição Evaristo.
O programa elaborado por elas, “Caminho da cutia: territórios e saberes das mulheres indígenas”, tem foco nos saberes e fazeres das mulheres indígenas, a partir de experiências nas mais variadas áreas – do trabalho das parteiras à produção de cerâmica, do cultivo de roças à educação escolar –, como também de suas atuações na política, na academia e nas artes.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
05/09/2022
—
última modificação
15/09/2022 15:29
—
registrado em:
Cátedra Olavo Setubal
A escritora Conceição Evaristo, que assumiu a titularidade da Cátedra Olavo Setubal em junho deste ano, tomou posse no dia 5 de setembro. Durante a cerimônia, ela apresentou o programa de sua titularidade, baseado no conceito de "escrevivência". O termo, cunhado pela escritora, refere-se à escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, de suas experiências de vida, das mulheres negras e do povo afro-brasileiro em geral.
Conceição pensa numa atuação dinâmica para a cátedra. A ideia é "traduzir o saber acadêmico extramuro da Academia e promover uma investigação interdisciplinar", buscando a incorporação de "novos modos e lugares de produção de conhecimento".
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2022