-
Avanços e Retrocessos na Trajetória das Políticas de Combate à Fome no Brasil
-
por Sandra Codo
—
publicado
16/01/2014
—
última modificação
19/12/2022 12:00
—
registrado em:
Transformação,
Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza,
Pobreza,
Fome,
Educação,
Desigualdade
Socióloga especializada na temática de avaliação de políticas públicas nas áreas de combate à fome e à pobreza, Anna Peliano, membro do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA, abordou, neste seminário, as políticas governamentais para a questão da fome e da pobreza, enfatizando os avanços e o que ainda é preciso ser feito.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2011
-
Pedagogia: A Terceira Margem do Rio
-
por Sandra Codo
—
publicado
20/01/2014
—
última modificação
18/09/2019 20:24
—
registrado em:
O Comum,
Ciências Humanas,
Educação
António Nóvoa, pedagogo português, expôs sua teoria sobre a pedagogia como a terceira margem, pois, em sua visão "não vale a pena fecharmo-nos num pensamento dicotômico, tão do agrado da cultura midiática, que nos asfixia e empobrece a razão: a pedagogia não se reconhece numa margem nem na outra, muito menos numa disputa entre elas".
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2011
-
Desafios Para a Erradicação da Pobreza: O Papel da Educação - Parte 2
-
por Sandra Codo
—
publicado
22/01/2014
—
última modificação
18/09/2019 20:30
—
registrado em:
Transformação,
Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza,
Pobreza,
Educação,
Nutrição
O seminário "Desafios para a Erradicação da Pobreza: o Papel da Educação" discutIU os processos educativos que contribuem para a erradicação da pobreza procurando, de acordo com os educadores, pesquisadores e representantes dos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social participantes, contribuir para a reflexão sobre os desafios da pobreza e subsidiar a gestão de políticas públicas sobre a questão.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2011
-
Desafios Para a Erradicação da Pobreza: O Papel da Educação - Parte 3
-
por Sandra Codo
—
publicado
22/01/2014
—
última modificação
18/09/2019 20:32
—
registrado em:
Transformação,
Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza,
Pobreza,
Nutrição,
Educação
O seminário "Desafios para a Erradicação da Pobreza: o Papel da Educação" discutiu os processos educativos que contribuem para a erradicação da pobreza procurando, de acordo com os educadores, pesquisadores e representantes dos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social participantes, contribuir para a reflexão sobre os desafios da pobreza e subsidiar a gestão de políticas públicas sobre a questão.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2011
-
Desafios Para a Erradicação da Pobreza: O Papel da Educação - Parte - 1
-
por Sandra Codo
—
publicado
22/01/2014
—
última modificação
18/09/2019 20:30
—
registrado em:
Transformação,
Nutrição,
Educação,
Pobreza,
Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza
O seminário "Desafios para a Erradicação da Pobreza: o Papel da Educação" discutiu os processos educativos que contribuem para a erradicação da pobreza procurando, de acordo com os educadores, pesquisadores e representantes dos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social participantes, contribuir para a reflexão sobre os desafios da pobreza e subsidiar a gestão de políticas públicas sobre a questão.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2011
-
Ciclo "A Qualidade da Educação Básica" - 1ª mesa-redonda
-
por Sandra Codo
—
última modificação
18/09/2019 18:16
—
registrado em:
O Comum,
Educação,
Ensino Público,
Brasil
Na primeira mesa-redonda do ciclo foi debatido o tema “Qualidade da Educação: Conceitos e Representações” que objetivou promover uma reflexão que contemplasse as expectativas da sociedade sobre a educação básica no mundo contemporâneo e levasse em conta as diferenças na concepção de qualidade expressas pelos diversos atores sociais e as formas de organização da escola. Os eixos básicos de discussão do ciclo foram: o conceito de qualidade da educação; os vários determinantes da qualidade; as experiências de gestão que podem se constituir em referências de qualidade e
a atenção às diferenças.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2007
-
Ciclo "A Qualidade da Educação Básica" - 2ª mesa-redonda - vídeo 2
-
por Sandra Codo
—
publicado
19/02/2014
—
última modificação
18/09/2019 18:24
—
registrado em:
O Comum,
Ensino Público,
Brasil,
Educação
Tendo como objetivo discutir a melhoria na qualidade do ensino fundamental médio, o ciclo "A Qualidade da Educação Básica" deteve-se em quatro linhas de abordagem: o próprio conceito de qualidade da educação; os vários determinantes da qualidade; as experiências de gestão que podem se constituir em referências de qualidade e a atenção às diferenças. O tema dessa segunda mesa-redonda “As Multideterminações da Qualidade” procurou identificar e discutir o peso de fatores de ordem social, cultural, demográfica e escolar na determinação da qualidade da educação básica. Foram contempladas as diferenças regionais brasileiras e a realidade de outros países.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2007
-
Ciclo "A Qualidade da Educação Básica" - 2ª mesa-redonda
-
por Sandra Codo
—
publicado
20/02/2014
—
última modificação
18/09/2019 18:24
—
registrado em:
O Comum,
Educação,
Brasil,
Ensino Público
Tendo como objetivo discutir a melhoria na qualidade do ensino fundamental médio, o ciclo "A Qualidade da Educação Básica" deteve-se em quatro linhas de abordagem: o próprio conceito de qualidade da educação; os vários determinantes da qualidade; as experiências de gestão que podem se constituir em referências de qualidade e a atenção às diferenças. O tema dessa segunda mesa-redonda “As Multideterminações da Qualidade” procurou identificar e discutir o peso de fatores de ordem social, cultural, demográfica e escolar na determinação da qualidade da educação básica. Foram contempladas as diferenças regionais brasileiras e a realidade de outros países.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2007
-
Ciclo "A Qualidade da Educação Básica" - 3ª mesa-redonda
-
por Sandra Codo
—
publicado
19/02/2014
—
última modificação
18/09/2019 18:24
—
registrado em:
O Comum,
Ensino Público,
Educação,
Brasil
"A Qualidade no Ensino, no Projeto Educativo e na Gestão da Escola" constituiu na terceira mesa-redonda do ciclo "A Qualidade da Educação Básica" que teve como objetivo chamar a atenção para elementos que têm servido como referência em propostas inovadoras, no que diz respeito ao seu projeto político-pedagógico, infraestrutura e recursos alocados. O ciclo baseou-se nas seguintes temáticas: o próprio conceito de qualidade da educação; os vários determinantes da qualidade; as experiências de gestão que podem se constituir em referências de qualidade e a atenção às diferenças.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2007
-
Ciclo "A Qualidade da Educação Básica” - 4ª mesa-redonda
-
por Sandra Codo
—
publicado
19/02/2014
—
última modificação
18/09/2019 18:24
—
registrado em:
O Comum,
Ensino Público,
Educação,
Brasil
A Atenção às Diferenças Faz Diferença na Qualidade do Ensino? Esse quarto e último encontro do ciclo "A Qualidade da Educação Básica" teve o objetivo de avaliar o quanto as questões de identidade e especificidades das culturas juvenis respondem pelas diferenças na qualidade do ensino.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2007