-
“Um Barco que Veleje nesse Infomar”: Algoritmos, Políticas Culturais e Processos Artísticos
-
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
17/05/2023
—
última modificação
25/08/2023 11:49
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado,
Cultura,
Eixos ,
IEA
Os participantes deste seminário fizeram exposições sobre o alcance das políticas culturais e as possibilidades que se apresentam para os processos artísticos em um cenário em que as tecnologias não são apenas "meios", mas também "ambientes" que definem e propõem modos de existência, produção e acesso.
Dentre outros questionamentos, está o das “lógicas de produção de (in)visibilidades e (in)acessibilidades por meio das quais operam as rotinas altamente eficientes de seleção e combinação mediadas por algoritmos”.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
Elisabete Moreira Assaf é escolhida coordenadora do Polo São Carlos do IEA
-
por Leandra Rajczuk Martins
—
publicado
29/03/2023
—
última modificação
29/03/2023 14:13
—
registrado em:
IEA,
Institucional,
Polo São Carlos,
capa
Assaf foi designada pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior para um mandato de quatro anos a partir de 24 de março.
Localizado em
NOTÍCIAS
-
ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade - Parte 2 de 2
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
28/03/2023
—
última modificação
18/05/2023 13:57
—
registrado em:
IEA
O ChatGPT representa, para muitos, uma nova fronteira da Inteligência Artificial (IA). É capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem. Neste encontro, a comunidade acadêmica e especialistas da área analisaram os impactos dessa nova ferramenta e outras similares em relação ao ensino-aprendizagem e às questões éticas. Também discutiram se tais tecnologias são capazes de potencializar o processo educacional.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade - Parte 1 de 2
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
28/03/2023
—
última modificação
19/05/2023 17:11
—
registrado em:
IEA
O ChatGPT representa, para muitos, uma nova fronteira da Inteligência Artificial (IA). É capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem. Neste encontro, a comunidade acadêmica e especialistas da área analisaram os impactos dessa nova ferramenta e outras similares em relação ao ensino-aprendizagem e às questões éticas. Também discutiram se tais tecnologias são capazes de potencializar o processo educacional.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
Ensino e Educação com Igualdade de Gênero na Infância e na Adolescência
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
28/03/2023
—
última modificação
19/05/2023 17:16
—
registrado em:
IEA,
Diversidade
Lançamento da terceira edição do livro digital "Educação com Igualdade de Gênero na Infância e na Adolescência - Guia Prático para Educadoras e Educadores". Gratuito, a publicação funciona como um instrumento de orientação e de auto avaliação para docentes da educação básica, de forma a auxiliar o desenvolvimento de práticas didáticas que contribuam para extinguir os preconceitos na formação de crianças e adolescentes.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
A ciência perde Gerhard Malnic, um dos principais fisiologistas do Brasil
-
por Mauro Bellesa
—
publicado
27/02/2023
—
última modificação
28/02/2023 09:13
—
registrado em:
Memória,
Pesquisa,
Homenagem,
Pesquisadores,
Fisiologia,
IEA,
Diretoria
O fisiologista Gerhard Malnic, ex-diretor do IEA, morreu no dia 26 de fevereiro, aos 89 anos.
Localizado em
NOTÍCIAS
-
"Quando eu Piso em Folhas Secas”: Desafios e Possibilidades na Produção de Acervos Culturais por Meio de Políticas Solidárias e Práticas Colaborativas
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/02/2023
—
última modificação
14/09/2023 14:47
—
registrado em:
IEA,
Eixos Temáticos USP,
Universidade,
Cultura
O modo como as instituições culturais vêm produzindo acervos tem revelado a crescente participação coletiva e comunitária como um dos aspectos mais relevantes da experiência cultural. A partir disso, o evento buscou identificar os modos pelos quais diferentes equipamentos e agentes têm produzido acervos através de práticas solidárias, participativas e colaborativas. Os expositores também discutiram se as experiências com produção de acervos culturais baseada em políticas solidárias e colaborativas podem transformar os entendimentos sobre políticas públicas para a cultura.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
Encontro busca soluções para o futuro imediato na interface Educação Básica e Superior
-
por Leandra Rajczuk Martins
—
publicado
08/02/2023
—
última modificação
09/02/2023 10:34
—
registrado em:
Tecnologia,
Educação,
Ciência,
Cátedra de Educação Básica,
IEA,
capa
Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (Fobreav) reúne especialistas no Rio de Janeiro
Localizado em
NOTÍCIAS
-
“Um Barco que Veleje nesse Infomar”: Algoritmos, Políticas Culturais e Processos Artísticos
-
por Sandra Sedini
—
publicado
07/02/2023
—
última modificação
13/07/2023 10:59
—
registrado em:
Evento público,
Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado,
Cultura,
IEA,
Eixos Temáticos USP,
Universidade
Localizado em
EVENTOS
-
"Quando eu Piso em Folhas Secas”: Desafios e Possibilidades na Produção de Acervos Culturais por Meio de Políticas Solidárias e Práticas Colaborativas
-
por Sandra Sedini
—
publicado
07/02/2023
—
última modificação
05/04/2023 10:37
—
registrado em:
Evento público,
Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado,
Cultura,
IEA,
Eixos Temáticos USP,
Universidade
Localizado em
EVENTOS