-
Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - 13 de abril de 2019
-
por Maria Leonor de Calasans
—
publicado
13/04/2019
—
última modificação
15/04/2019 11:22
—
registrado em:
Educação,
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Ensino Público,
capa
Localizado em
MIDIATECA
/
Fotos
/
Eventos 2019
-
Estratégias para engajar famílias
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
última modificação
07/02/2020 14:19
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Conhecer a comunidade a fundo e envolvê-las no planejamento das ações da escola é o primeiro passo para aproximá-la da instituição
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Escola, Diversidade e Equidade - 31 de agosto
-
Bons projetos nascem da escuta dos alunos
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Propostas motivadoras consideram o contexto escolar e dos estudantes. Para criá-las, é necessário conhecê-los e respeitar as características do grupo
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Escola, Diversidade e Equidade - 31 de agosto
-
Das disciplinas à transdisciplinaridade
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Desde a Grécia Antiga discute-se como diferentes saberes podem se relacionar. Nas escolas, é preciso promover cada vez mais interações entre as áreas do conhecimento
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - 28 de setembro
-
Grandes questões sobre linguagem
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Matemática e língua materna, duas formas de representação da realidade, podem ser trabalhadas de maneira articulada, sobretudo quando a tecnologia é discutida
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - 28 de setembro
-
Para mudar a cultura escolar, é preciso articular o coletivo
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Os projetos são a principal forma de integração das disciplinas. Mas, para que deixem de ser ações pontuais, é preciso mobilização dos gestores
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - 28 de setembro
-
A dupla gestora vista por si mesma e pelos educadores
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
última modificação
07/02/2020 14:22
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
O papel de coordenadores pedagógicos e diretores é fundamental para garantir que toda a escola e o território se dediquem à promoção da aprendizagem dos estudantes
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Escola: Gestão e Docência - 26 de outubro
-
Corresponsabilidade gera aprendizagem
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Experiências para além dos espaços escolares dependem de autonomia dos professores, apoio da gestão e colaboração das famílias
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Escola: Gestão e Docência - 26 de outubro
-
Temas para pensar a escola
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Durante o segundo semestre de 2019, palestrantes levantaram discussões sobre tópicos como equidade, fragmentação do conhecimento e a gestão escolar
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Sistematização e Propostas - 30 de novembro
-
Foco na equidade e nas especificidades
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Os projetos temáticos propostos pelos participantes focaram em atender demandas de públicos tradicionalmente deixados de lado pelas políticas públicas
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Sistematização e Propostas - 30 de novembro