-
Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - 2º encontro do ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes - 28 de setembro de 2019
-
por Maria Leonor de Calasans
—
publicado
28/09/2019
—
última modificação
04/10/2019 14:02
—
registrado em:
Educação,
Cátedra de Educação Básica,
Multidisciplinaridade,
Pedagogia,
Ensino Básico,
capa
Localizado em
MIDIATECA
/
Fotos
/
Eventos 2019
-
Grandes questões sobre linguagem
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Matemática e língua materna, duas formas de representação da realidade, podem ser trabalhadas de maneira articulada, sobretudo quando a tecnologia é discutida
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - 28 de setembro
-
Mesa-redonda lança versão impressa do livro 'Universidade e Educação Básica: Ensaios Bosianos'
-
por admin
—
publicado
24/07/2024
—
última modificação
15/08/2024 12:42
—
registrado em:
Educação,
Ensino Superior,
Evento,
Cátedra de Educação Básica,
Ensino Básico,
Pedagogia,
Ensino Médio,
Ensino Público,
capa
No dia 1º de agosto, às 9h, no Centro MariAntonia da USP, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica realiza a mesa-redonda de lançamento da versão impressa do livro "Universidade e Educação Básica: Ensaios Bosianos".
Localizado em
NOTÍCIAS
-
O desafio da qualidade passa pelo professor
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:59
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Valorizar a formação inicial e continuada é chave para melhorar os índices de aprendizagem no Brasil, diz especialista
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Planejamento e Avaliação - 13 de abril
-
O desafio de repensar a ação profissional docente
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:57
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
O educação baseada no ensino discursivo está em xeque. Agora, o professor precisa ter compromisso com o aprendizado, o que requer postura ativa dos alunos
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Profissionalismo e Competência - 16 de março
-
O futuro da cátedra
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Para os próximos quatro anos, os responsáveis pela Cátedra de Educação Básica estabeleceram como objetivo aumentar a abrangência da iniciativa e focar no combate à fragmentação do conhecimento na escola
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Sistematização e Propostas - 30 de novembro
-
O professor e a ideia de profissionalismo
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
11/06/2020 06:24
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
A docência vai além do conhecimento técnico: o profissionalismo exige, antes de tudo, compromisso com um projeto coletivo
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Profissionalismo e Competência - 16 de março
-
O saber e o ensinar articulados na escola
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
11/06/2020 06:31
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
A maneira como compreendemos o conhecimento influencia o planejamento da prática em sala de aula
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Planejamento e Avaliação - 13 de abril
-
Os desafios da formação inicial e seus impactos
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:59
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Cursos de Pedagogia e licenciaturas perdem a oportunidade de preparar os futuros professores para a prática da sala de aula e transformam as iniciativas de formação continuada em "supletivos" do que deveria ter sido a graduação
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Experiências Inovadoras na Formação do Professor da Educação Básica - 18 de maio
-
Os desafios para tratar da degradação ambiental, da exclusão social e das guerras no ensino básico
-
por Letícia Campos Graciani
—
publicado
20/09/2024
—
última modificação
30/09/2024 10:38
—
registrado em:
Ciências Ambientais,
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia
Em recente reunião acadêmica, o professor Luiz Carlos de Menezes tratou de desafios contemporâneos, como a degradação ambiental, a exclusão social e a sucessão de guerras, no contexto educacional, de forma a despertar a atenção e o engajamento dos estudantes.
Localizado em
NOTÍCIAS