8ª Virada Sustentável
Detalhes do evento
Quando
a 26/08/2018 - 13:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
Entre 23 e 26 de agosto, acontece a 8ª Virada Sustentável em São Paulo. Para esta edição, foi escolhido o tema “Um olhar para o futuro”.
O programa USP Cidades Globais do IEA (USP CG), participando das atividades da Virada Sustentável, promove dois seminários, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea da USP no Parque Ibirapuera, que além de abordar a crise hídrica, com o objetivo de proporcionar um debate multi e interdisciplinar sobre os recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo e a possibilidade de outra crise em um futuro próximo também propõe uma discussão sobre vida e saúde na metrópole se São Paulo.
No dia 25, acontece a mesa "As Dimensões das Crises Hídricas em São Paulo", com base nas pesquisas apresentadas no Livro Branco da Água, publicação do IEA organizada por Wagner Costa Ribeiro, professor da FFLCH-USP, e Marcos Buckeridge, professor do IB-USP e coordenador do Programa USP Cidades Globais. A obra, de caráter interdisciplinar, analisou, entre outros temas, a última crise hídrica na RMSP e está organizada em três seções: origem das crises hídricas; impacto das crises e soluções para o futuro da água.
No dia 26, os convidados serão Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP e escritor do livro “Vida Urbana e Saúde - Os Desafios dos Habitantes das Metrópoles”; Marco Akerman, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e um dos editores do livro “Life Learning and Education in Healthy and Sustainable Cities” (Educação e Aprendizagens Permanentes sobre Cidades Sustentáveis e Saudáveis) e também, o professor Paolo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas, microbiologista, coordenador da Rede de Pesquisa sobre o Zika (Rede Zika). Esta mesa se propõe a apresentar uma forma multidimensional e sistêmica de compreender a saúde, demonstrando como diferentes fatores (ambientais, sociais, econômicos) influenciam na saúde e qualidade de vida da população.
Com base em seu livro, lançado em 2018, Paulo Saldiva abordará como a cidade de São Paulo e suas dinâmicas influenciam na saúde da população, tratando de temas como ilhas de calor, (i)mobilidade, poluição, saneamento e violência. Por sua vez, Marco Akerman abordará a multidimensionalidade e a intersetorialidade na saúde, e demonstrará a relação entre a saúde e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Por fim, Zanotto falará das pesquisas atuais sobre virologia.
Comissão Organizadora:
Marcos Buckeridge; Djonathan Gomes Ribeiro; Sandra Sedini; Thaisa Carvalho
Inscrições
Evento público e gratuito | Sem inscrição
Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.
Organização
Programação
Dia 25, 11h | As Dimensões das Crises Hídricas em São Paulo |
---|---|
Exposição: Wagner Costa Ribeiro (IEA e FFLCH USP) Tércio Ambrizzi (IEA e IAG USP) Jean Paul Metzger (IEA e IB USP) Pedro Roberto Jacobi (IEA, USPCG e IEE USP) Mediação: Marcos Buckerige (USP CG, IB e IEA USP) |
|
Dia 26, 11h | Vida Urbana e Saúde: Os Desafios dos Habitantes das Metrópoles |
Exposição: Paulo Saldiva (IEA e FM USP) Marco Akerman (FSP USP) Paolo Zanotto (ICB USP) Mediação: Marcos Buckeridge (USP CG, IB e IEA USP) |
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo