O “Jeitinho” e o “Guanxi": Identidades e Contrastes entre Brasil e China
Detalhes do evento
Quando
a 27/02/2015 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
Participantes
Daniel Bicudo Veras (Hubei University)
Erika Zoeller Veras (Hubei University)
Ligia Fonseca Ferreira (UNIFESP)
Maura Pardini Bicudo Véras (PUC-SP)
Sylvia Duarte Dantas (UNIFESP Santos)
Brasil e China têm os seus próprios modos culturais e padrões de pensar, ser e agir. Tais diferenças influenciam o mundo dos negócios, da política, sociedade e comportamento. A cultura, neste contexto, ganha um papel cada vez mais importante nas relações bilaterais. O propósito desta apresentação é introduzir uma categorização de certas diferenças culturais, dando destaque para os exemplos dos dois países. Procura-se fornecer uma compreensão sobre como aspectos culturais impactam na medida em que contatos e trocas se intensificam e os intercâmbios avançam, entrelaçados com os sistemas culturais. Dado que tais aspectos são vários, serão destacadas as interações que ficam evidentes nos negócios e nas políticas estratégicas de soft power. Muito se fala do chamado “jeitinho brasileiro”- que na verdade é algo bastante amplo e difícil de se definir. Por um lado, tem uma conotação negativa de informalidade e corrupção. Por outro, um sinal positivo de descontração e criatividade na resolução de problemas. Por sua vez, o guanxi - 关系 (a rede de relacionamentos) é um aspecto muito relevante no cenário chinês. É essencial aprender sobre esse tipo de relacionamento, e também ser capaz de lidar com ele, para se ter sucesso nesse ambiente oriental, tanto em termos de negócios, na academia e nas relações governamentais. Tendo como pano de fundo certos pontos básicos das culturas nacionais, as cinco dimensões de Geert Hofstede que medem diferenças culturais, servirão de referencial de análise. A apresentação dará um breve panorama no sentido de captar como semelhanças e diferenças são importantes na interação sino-brasileira, e mais do que isto, enfatizará a necessidade de familiarizar-se com as culturas dos países com os quais se faz ou se almeja fazer negócios ou cooperações internacionais. Dessa forma, tais interações têm mais chances de sucesso e longa duração.
Coordenadora
Debatedoras
Expositores
Inscrições
Evento sem inscrição, aberto ao público e com transmissão ao vivo pela web