Alma Migrante
Detalhes do evento
Quando
a 18/11/2014 - 19:30
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
Participantes
A migração como nos evidenciam os estudos tem uma profunda repercussão na alma daquele que muda de universo cultural, geográfico. No âmbito da psicanálise, Sigmund Freud refere-se a ‘seele’, ou alma em alemão para falar sobre a abrangência e essência da realidade psíquica. Freud, um ateu, não lhe atribuía um sentido místico, contudo, este foi um termo que na tradução de sua obra para o inglês foi traduzido para ‘mind’ ou ‘mente’ ofuscando e reduzindo seu sentido mais profundo (Bettlheim, 1984).
A fim de tratar desse âmbito amplo e profundo, o Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais convida o psicanalista Plinio Montagna para falar sobre as repercussões no mundo interno decorrentes do trânsito em espaços exteriores, dos deslocamentos migratórios. Será abordada a centralização e descentralização do sujeito, a partir de seu trânsito por espaços da mente e inter-jogo de seus “objetos internos. A interação entre o interno e externo ao indivíduo e particularmente as questões de identidade.
Esperamos, com isso, ampliar nossos espaços de interlocução e aprofundamento de temática tão atual e humana e que afeta a todos nós direta ou indiretamente.
Coordenação
Debatedoras
Inscrições
Evento sem inscrição, gratuito e com transmissão ao vivo pelo www.iea.usp.br/aovivo
Capacidade do auditório: 40 lugares