Amazônia: Povos e Projetos
Detalhes do evento
Quando
a 02/09/2019 - 12:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
A Amazônia foi foco de diversas análises no IEA-USP. Várias propostas estão consolidadas na revista Estudos Avançados, outras, resultaram da reunião de pesquisadores do IEA, como, por exemplo, o projeto Floram, que visava reflorestar parte do território brasileiro.
Novamente, o Instituto promoverá a discussão de alternativas para essa região sensível do território brasileiro, com a presença de pesquisadores de universidades da Amazônia. Os palestrantes integram o projeto “Estratégias de ordenamento territorial em comunidades de interesse socioambiental na Amazônia”, que vincula a Universidade Federal de Roraima, a Universidade Federal de Rondônia e a Universidade Federal do Ceará.
Após cumprir uma etapa da pesquisa (uma expedição de quinze dias para visitar 16 comunidades no baixo Rio Branco, na divisa entre Roraima e Amazonas), os expositores apresentarão suas impressões e resultados preliminares. Essas reflexões se embasam no fortalecimento dos modos de vida de populações originárias, de ribeirinhos, de quilombolas, entre outros agentes sociais. O evento irá mostrar que os serviços ecossistêmicos e ambientais que essa parte do território brasileiro oferece ao país e ao mundo só podem ser mantidos se associados à manutenção da diversidade social alocada nas terras amazônicas.
Também será exibido o documentário “Mulheres do Xingu”, no qual mulheres de 16 etnias, vendo o desmatamento avançar na Terra Indígena Xingu, começam a se organizar para defender a floresta. Elas relatam as principais ameaças no cenário político, falam da importância do território preservado, dos efeitos já sentidos das mudanças climáticas e do papel das mulheres. O curta-metragem resultou da cobertura jornalística do encontro, realizado no Parque Indígena do Xingu em março de 2019.
Coordenação
Wagner Costa Ribeiro (IEA, Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana e Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental - USP, pesquisador do CNPq)
Inscrições
Organização
Programação
9h |
Abertura Wagner Costa Ribeiro (FFLCH e IEA - USP) |
9:15h |
Painel "Ameaças às Comunidades Tradicionais" Maria das Graças Silva Nascimento Silva (UNIR) Antonio Tolrino de Rezende Veras (UFRR) Maria Madalena de Aguiar Cavalcante (UNIR) Josué da Costa Silva (UNIR) |
11:30h |
Mulheres do Xingu |
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo