Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 2

Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 2

por Cláudia Regina - publicado 07/05/2020 19:40 - última modificação 16/06/2020 13:47

Detalhes do evento

Quando

de 20/06/2020 - 09:00
a 20/06/2020 - 17:30

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-4441

Adicionar evento ao calendário

Segundo bloco de minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) do Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica promovido pela Cátedra de Educação Básica da USP em 2020.

Neste segundo bloco, serão oferecidos quatro cursos, descritos a seguir. Confira qual deseja acompanhar e realize sua inscrição.

Cursos

Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil
Lino de Macedo (IP e IEA/USP)

  • Comentários sobre os direitos de aprendizagem na Educação Infantil, à BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer
  • Significações de direitos na perspectiva da criança pequena
  • Desafios ao cultivo desses direitos na família
  • Desafios ao cultivo desses direitos na escola
Programação
9h às 10h30

Apresentação dos participantes

1. Comentários sobre os direitos de aprendizagem na Educação Infantil, à BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer.

2. Significações de direitos na perspectiva da criança pequena.

10h30 às 11h Intervalo para elaboração de questões
11h às 12h30 3. Desafios ao cultivo desses direitos na família.
4. Desafios ao cultivo desses direitos na escola.
12h30 às 13h Discussão das questões elaboradas ao longo dos trabalhos/Síntese dos trabalhos

 

Matemática: Das Concepções às Ações Docentes
Nílson José Machado (FE e IEA/USP)

  • Dois desvios a serem evitados: Mateologia e Cocotologia (ou: como fugir do utilitarismo e das tecnicidades)
  • A Língua, a lógica e a matemática: entrelaçamentos
  • Argumentação na linguagem cotidiana: verdade, validade, pensamento crítico
  • Argumentação na linguagem cotidiana: coerência, contradição, dilemas, teorias
Programação
9h às 10h30

Apresentação dos participantes

1. Dois desvios a serem evitados: Mateologia e Cocotologia (ou: como fugir do utilitarismo e das tecnicidades);

2. A Língua, a lógica e a matemática: entrelaçamentos;

10h30 às 11h Intervalo para elaboração de questões
11h às 12h30

3. Argumentação na linguagem cotidiana: verdade, validade, pensamento crítico

4. Argumentação na linguagem cotidiana: coerência, contradição, dilemas, teorias.

12h30 às 13h Discussão das questões elaboradas ao longo dos trabalhos/Síntese dos trabalhos

 

A Interdependência das Ciências da Natureza e delas com a Matemática
Luís Carlos de Menezes (Assessor do Ministério da Educação, IF e IEA/USP)

  • A presença essencial da Matemática em cada Ciência.
  • O relacionamento conceitual e prático entre as Ciências.
Programação
14h às 15h30

Apresentação dos participantes

1. A presença essencial da Matemática em cada Ciência

15h30 às 16h Intervalo para elaboração de questões
16h às 17h30 2. O relacionamento conceitual e prático entre as Ciências
17h30 às 18h Discussão das questões elaboradas ao longo dos trabalhos/Síntese dos trabalhos

 

Pesquisa Educacional e Educação Escolar
Bernardete Gatti (Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo)

  • Os sentidos de "pesquisar" e a investigação científica
  • A ideia de professor pesquisador e as condições da investigação científica.
  • Abordagens da pesquisa educacional.
  • A pesquisa educacional voltada para o trabalho escolar.
Programação
14h às 15h30

Apresentação dos participantes

1. Os sentidos de “pesquisar” e a investigação científica.

2. A ideia de professor pesquisador e as condições da investigação científica.

15h30 às 16h Intervalo para elaboração de questões
16h às 17h30

3. Abordagens da pesquisa educacional.

4. A pesquisa educacional voltada para o trabalho escolar

17h30 às 18h Discussão das questões elaboradas ao longo dos trabalhos/Síntese dos trabalhos

Inscrições

Curso público e gratuito | Com inscrição prévia

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo