Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica 2022
A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica oferece, em 2022, mais um ano de atividades voltadas a professores, pesquisadores, estudantes de licenciatura e demais interessados no campo educacional. Como em anos passados, a programação de eventos inclui minicursos e seminários diversos, abarcando diferentes formatos e formas de debate. Entre eles, estão Encontros, Colóquios, Fóruns e Oficinas, que terão temáticas diversas. Já o ciclo de minicursos terá o tema norteador "Educação Básica: Espaços e Políticas".
Todas as atividades oferecidas pela Cátedra são gratuitas, com transmissões abertas no YouTube, e não é necessário fazer inscrição para assistir.
PROGRAMAÇÃO MINICURSOS - das 19hs às 21h30 (3ªs e 5ªs-feiras)
10/03 Complexidade e Ciência Translacional: Perspectivas na Educação Beatriz Cardoso, Débora Foguel, Lia Faria, Naomar Almeida Filho e Ricardo Henriques |
15/03 Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiência nas Três Etapas da Educação Infantil |
17/03 Educação, Trabalho e Sociedade Amin Aur, Ana Paula Magalhães, Fausto Augusto Júnior, Francisco Cordão, Maria Cristina Carvalho, Maria Inês Fini, Sandra Cavalcante e Valter de Almeida Costa |
29/03 A Construção Histórica da Profissão Docente no Brasil |
31/03 Competências Gerais da BNCC e o Mundo do Trabalho José Fernandes de Lima e Rosemary Soffner |
05/04 Currículo Integrado entre Ensino Médio e Formação Técnica e Profissional Fernanda Aparecida Yamamoto; Francisco Cordão, Herbert Alexandre João e Márcia Azevedo Coelho |
07/04 Pesquisa Acadêmica da Área de Educação |
12/04 Biologia do Conhecer: O Corpo Aprende? O que é Aprender? Beto Vianna, Carlos Mourthé, Cristina Magro, Nelson Vaz |
14/04 Interdisciplinaridade, Metodologia de Projetos e Aprendizagem por Problemas Concretos |
19/04 Educação Imersiva com Apoio em Saberes Plurais e Tecnologias Integradas - Compartilhando Experiências Anna Carolina Muller, Elmara Pereira de Souza, Jorge Franco, Romero Tori e Roseli Lopes |
26/04 Descolonizando as Ciências: Contribuições da Ciência Africana e Afrodiaspórica |
28/04 Educação Maker: Fazer para Aprender Débora Garofalo, Elio Molisani Ferreira Santos, Leandro Yanaze, Nathan Rabinovitch |
03/05 O Manifesto da Educação Nova: em Defesa da Educação Pública e da Formação Docente |
12/05 Diálogos sobre as Diversidades e as Interseccionalidades |
17/05 No Meio do Caminho Tinha um Monumento Ana Paula Magalhães, Cris Carvalho e Helena Riquena |
26/05 Notas sobre Políticas na Educação Infantil Lino de Macedo e Maria Regina dos Passos Pereira |
02/06 Descolonizando a Auto-Colonização na Educação Ana Paula Magalhães, Naomar Almeida Filho e Rosa Bruno-Joffré |
07/06 Significados e Limites da Ideia de Representação |
23/06 Scientia Vinces: Poder, Ciência e Projeto de Sociedade na Fundação da USP Ana Paula Magalhães, Débora Foguel e Helena Riquena |
30/06 Psicologia Indígena e Educação: Experiências em Debate Bernardete Castro, Briseida Dôgo de Resende, Danilo Silva Guimarães, Fraulein Vidigal de Paula, Jessica Correa e Paula Rasia |
2º SEMESTRE |
09/08 Desmistificando os Algoritmos: Limites, Riscos e Possibilidades Daniel Fils Puig, David Cavallo, Sandra Regina Cavalcante e Valkiria Venancio |
11/08 Geometria Computacional e Conhecimento: Aplicações no Educação Básica |
16/08 Profissionalização e Projeto de Vida Francisco Cordão, Fernanda A. Yamamoto, Rosemary Soffner e José Fernandes Lima |
18/08 Ensino de Matemática: Quatro Pecados Capitais (Desamparo, Mateologia, Cocotologia, Fantasmas)
|
23/08 Formação de Professores para a Educação Técnica e Profissional Francisco Cordão, Fernanda A. Yamamoto, Paulo Wollinguer, Cleunice Rehem e Miguel Rodrigues |
30/08 Alfabetização Científica na Educação Básica Aldeni Melo de Oliveira, José Breno da Cruz e Mônica Gallon |
08/09 Marcos Históricos da Resistência Negra nos Duzentos Anos da Kleber Geraldo Lelis Simões, Lígia Fonseca Ferreira e Matilde Ribeiro |
13/09 O Conhecimento se Constrói, Mas Como? Significados do Construtivismo |
15/09 Fundamentos Epistemológicos da Inter-Transdiciplinaridade Naomar de Almeida FIlho, Bernardete Gatti, Daniel Puig e Nilson Machado |
20/09 Ciência como Modo de Produção de Conhecimento Naomar de Almeida FIlho, Bernardete Gatti, Daniel Puig, e Nilson Machado |
22/09 Formas de Produção na Pesquisa Científica Naomar de Almeida Filho e Bernardete Gatti |
29/09 Integração Metodológica na Pesquisa em Ciências da Aprendizagem Naomar de Almeida Filho e Bernardete Gatti |
04/10 Mulheres de 1922: “o Antes, o Agora e o Depois” Ana Paula Magalhães, Helena Riquena, Márcia Azevedo, Marina Costin Fuser e Zuleica Michalkiewicz |
06/10 O centenário da Independência e suas Repercussões na Educação Pública Carlota Boto e Diana Vidal
|
11/10 Biologia do Conhecer, do Aprender e do Educar Jorge Mpodozis |
13/10 Verticalização do Itinerário Formativo da Qualificação para o Trabalho. Que Educação Valoriza o Trabalho? Paulo Wollinger e Almério Melquíades |
18/10 O uso da Pesquisa para o Aprimoramento das Políticas Educacionais e Práticas de Aprendizagem da Linguagem Alexsandro Santos e Beatriz Cardoso |
20/10 Frankenstein: Religando e Produzindo Saberes e Tecnologias no Encontro entre as Ciências da Natureza e Cultura Jorge Ferreira Franco, Leandro Gaffo e Marina Costin Fuser |
27/10 Inovação Tecnológica e Metodologias Ativas na Educação do Campo Claudia Passador, Cristina Carvalho, Juliana Menezes e Sônia Jaconi |
29/11 Maria Montessori Anne Louise Scarinci e Ariadne Lopes Ecar |