Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Transfronteiriço de Educadoras e Educadores Antirracistas (2º Encontro)

Transfronteiriço de Educadoras e Educadores Antirracistas (2º Encontro)

por Cláudia Regina - publicado 19/04/2022 15:55 - última modificação 04/07/2022 14:28

Detalhes do evento

Quando

de 29/04/2022 - 14:00
a 29/04/2022 - 17:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-4441

Adicionar evento ao calendário

O Encontro tem como objetivo fomentar o intercâmbio pedagógico-crítico e descolonizador sobre conhecimentos, saberes e práticas educativas antirracistas para as relações étnico-raciais no cotidiano escolar. Num olhar transversal, interdisciplinar e interseccional, o intercâmbio visa compreender as dinâmicas da construção e desenvolvimento dos saberes, práticas e políticas educacionais que atendem à diversidade étnico-racial desde à BNCC. Com foco no protagonismo e experiências das/os profissionais e/ou gestoras/es da educação básica, pretende-se também que o intercâmbio possibilite aproximações empírico-teóricas que nos auxiliem a diminuir as barreiras existentes entre a academia e os espaços escolares. A curadoria conta com a participação de Gestoras e Professoras das Redes Municipais de Belo Horizonte e de Duque de Caxias.

Inscrições

A transmissão será sempre pelo canal da Cátedra no YouTube, e não será preciso se inscrever.

Programação

Palestrantes:

Cristiane Coelho

Mãe, nordestina, lésbica, Pedagoga com mais de 10 anos de atuação. Arte educadora e Diretora da Escola Afro-brasileira Maria Felipa, localizada na cidade de Salvador/BA. Alfabetizadora com Especialização em Psicopedagogia.

Fátima Santana Santos

Filha de Maria da Conceição Santana, Mestra em Ensino das Relações Étnico-Raciais (UFSB), possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Olga Mettig, e em História (UNEB), é Coordenadora Pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Djalma Ramos, coordena também o Projeto Por uma infância escrevivente: práticas de uma educação antirracista (CEERT), foi ganhadora do Prêmio Arte na Escola Cidadã no ano de 2015 no segmento educação infantil, foi aluna da III Escuela Internacional de Pos Graduado Más allá del Decenio Internacional de los Pueblos Afrodescendientes em Cuba (CLACSO). Participa atualmente do grupo de pesquisa Lêtera Negra (UFSB) e da Rede de Etnoeducadores (UNIRIO/RJ).

Mara Catarina Evaristo

Mulher preta, mãe de dois sóis, irmã de quatro pérolas, filha de boas pessoas. Professora antirracista da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Integra a co-coordenação dos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais. Gerente das Relações Étnico-Raciais/Diretoria da Educação Inclusiva e Diversidade Étnico-Racial/SMED. Autora do Livro do Professor da Coleção “Griot Mirim”. Conselheira Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte.

Maria das Mercês Vieira da Cunha

Professora de História da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na Gerência das Relações Étnico-Raciais - SMED/BH.

Mônica Pinto da Rosa

Mestranda em Psicossociologia de Comunidades (Programa de Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social - EICOS/UFRJ), graduada em Pedagoga (2020) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e especialista em Educação para as Relações Étnico-raciais com ênfase nas formações em rede e Educação Infantil. É fundadora da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras - RECEN que em 2020 passou a ser uma rede do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e do Observatório Redes Etnoeducadoras (UNIRIO). É professora da Rede Municipal de Educação da Cidade de Duque de Caxias e pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisa Formação de Professores, Pedagogias Decoloniais, Currículo e interculturalidade: agendas emergentes na escola e na universidade (GFPPD/UNIRIO).

​Curadoria:

Maikel Pons Giralt, Mille Caroline Rodrigues Fernandes, Mara Catarina Evaristo, Maria das Mercês Vieira da Cunha, Mônica Pinto da Rosa