Ensino Fundamental: busca de soluções e desafios (V Colóquio)
Detalhes do evento
Quando
a 06/10/2021 - 19:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
O nível educacional hoje denominado Ensino Fundamental, no Brasil – etapa dos 6 aos 14 anos –, originou-se da junção dos antigos ensino primário (dos 7 aos 10 anos) com o ginasial (11 aos 14 anos), sem uma discussão mais aprofundada e ampla sobre questões ligadas a aspectos pedagógicos e de socialização e desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes e suas implicações para as vivências escolares. Isso gerou, de um lado, uma justaposição artificial de uma etapa escolar que se pretendia contínua mas
que se traduz por uma descontinuidade real observada particularmente na passagem do quinto ano do chamado primeiro ciclo do Ensino Fundamental, em que os alunos são atendidos por professores polivalentes, em geral um por classe, para um sexto ano, já do segundo ciclo do Ensino Fundamental, em que os alunos passam a ter que aprender com uma dezena ou mais de professores em disciplinas específicas, professores que não acompanharam o desenvolvimento escolar das crianças nos seus primeiros anos desse ensino. Sem articulação, os ciclos I e II dessa etapa escolar reproduzem o antigo primário e o ginasial. Isso tem gerado problemas e questões que se pretende discutir neste Colóquio: além da já citada falta de articulação, a passagem para o ensino médio, o tratamento dado à literacia das crianças, a fragmentação curricular no ciclo II, a formação dos professores para essa etapa educacional.
Bernardete Gatti
Curadora
Inscrições
Como participar?
O Encontro será transmitido no canal da Cátedra no YouTube. Não é preciso fazer inscrição prévia. O envio de perguntas e comentários será feito pelo chat do YouTube.
Haverá certificado de participação?
Sim. Para entender como funciona o processo de certificação, leia nossas orientações clicando aqui.
Organização
Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, com curadoria de Bernardete Gatti
Programação
Expositores:
Cybele Amado (IAT–SEC-BA)
Diana Sampaio Melo (IAT–SEC-BA)
Micheli Bispo Amorim Cruz (IAT-SEC-BA)
Nilson Machado (CAB de EB e IEA-USP)
Coordenação e Mediação: