Racismo, Necropolítica e Educação: Impactos da Razão Negra no Cotidiano Escolar (1º Seminário)
Detalhes do evento
Quando
a 29/09/2021 - 18:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
Recentemente, recuperamos na Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica o conceito clássico do seminário como encontro para estudos nas universidades de pesquisa, compreendendo leituras dirigidas e debates com o objetivo de aprofundamento pontual de temas, visando ao tratamento de questões aplicadas ou controversas.
Neste primeiro seminário, participantes se organizarão em Grupos de Estudos (GE), compostos de 6 a 10 membros. O Seminário compreenderá três sessões gerais:
a) abertura-problematização, com apresentação da proposta e exposições;
b) Estabelecimento da metodologia de trabalho dos grupos de estudos, com divisão dos participantes e distribuição de indicações bibliográficas nos GEs;
c) sistematização-encerramento, com apresentação de rapports dos estudos dos GEs, a partir de leitura prévia de material bibliográfico, com a mediação de relatores e comentários de síntese de convidados.
No percurso entre problematização e sistematização, os Grupos de Estudos serão auto-geridos; coordenadores/as e relatores/as serão escolhidos pelos GEs. Total limitado de 100 participantes em metapresença, em salas da plataforma Zoom.
A abertura e o encerramento serão transmitidos pelo Canal YouTube da Cátedra.
Curadoria: Cleifson Dias e Fabiana Lima
Inscrições
Para participar dos grupos de estudos no Zoom será preciso fazer inscrição. Leia mais informações na Programação abaixo antes de fazer a sua inscrição.
Para se inscrever, clique aqui. As inscrições ficarão abertas até o meio dia (12h, horário de Brasília) do dia 28 de setembro ou até o preenchimento das 100 vagas disponíveis.
Para assistir a abertura e o encerramento no YouTube como ouvinte, não será necessário fazer inscrição. Basta acessar o canal da Cátedra no YouTube.
Certificação
Os participantes dos Grupos de Estudos vão receber, ao final das atividades em dezembro, um certificado de participação. A carga horária será calculada pelos curadores, de acordo com o andamento dos debates e da entrega de relatorias.
Quem assistir pelo YouTube poderá receber um certificado de participação como ouvinte. Os interessados deverão preencher um formulário que estará disponível na descrição do vídeo durante a transmissão.
Ementa
Colonialismo e colonialidade: etapas de formação da sociogênese brasileira. A implantação da violência generalizada e a necessidade de controle da população negra na sociedade colonial e pós-colonial: “a invenção do ser negro”. Racismo estrutural e sistêmico. Necropolíticas e elementos de destruição: genocídio, gerontocídio, feminicídio, epistemicídio. Impactos da necropolítica no Campo da Educação. Pedagogias, espaços, escolas, diversidade, antirracismo, descolonização.
Organização
Programação
1ª sessão geral: abertura-problematização. Apresentações: Afinal, o que é Necropolítica? - Cleifson Dias (Advogado) Necropoder e a Ideologia dos Eleitos - Renato Noguera (UFRJ) |