Escola, Cidade e Cidadania na Formação Docente (Encontro I)
Detalhes do evento
Quando
a 15/04/2021 - 19:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
Esse Encontro é uma parceria entre a Cátedra de Educação Básica e a Escola da Metrópole, Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) do Instituto de Estudos Avançados da USP. Suas finalidades são problematizar as políticas referentes ao espaço urbano; abordar a formação da cidadã e do cidadão na escola e de quem a/o forma; e debater o trabalho escolar que promova o conhecimento da complexidade da vida urbana na metrópole paulistana.
Inscrições
Evento público e gratuito | Haverá certificado de participação? Sim. O link para preencher a lista de presença estará disponível na descrição do vídeo, mas só será aberta no final da atividade.
Organização
Apoio
Programação
13/04 – 16h às 19h |
Parte I |
|
Abertura e Mediação – Elie Ghanem (Faculdade de Educação da USP e Cátedra de Educação Básica) |
|
O Conhecimento dos Territórios e Comunidades da Região da Escola e da Cidade Valter de Almeida Costa (pós-doutorando da Faculdade de Educação/USP) Destaca alguns marcos entre as iniciativas que buscaram promover o maior conhecimento sobre os territórios das escolas e da cidade de São Paulo, com a participação de educadores, nas últimas três décadas. |
|
Movimentos populares, pesquisadores(as) e formação de ativistas Jorge Kayano (médico sanitarista, Equipe Democracia e Participação Instituto Pólis) Os desafios da colaboração entre pesquisadores(as) e participantes de movimentos populares na formação de pessoas para o exercício da cidadania ativa. |
|
Educação Integral e a Cidade que Educa Helena Singer (Ashoka e Cátedra de Educação Básica IEA-USP) Educação Integral, cidade educadora e bairro educador: o aparecimento e desenvolvimento dessas propostas em experiências realizadas no Brasil. |
|
Formação, Planejamento e Produção do Espaço Urbano João Sette Whitaker Ferreira (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP) As ações de formação voltadas a grupos da sociedade civil em processos de planejamento urbano e na configuração das cidades. |
|
Projeto Território das Travessias João Kleber de Santana Souza (Diretor da Emei Gabriel Prestes) Relatos de experiências de construção de Territórios Educativos. |
|
Palavra Aberta e Debate. |
|
|
15/04 – 16h às 19h |
Parte II |
|
A Elaboração e Implantação do Projeto do Instituto das Cidades-Unifesp/ZL Pedro Arantes (Departamento de História da Arte, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp/Guarulhos) Análise da proposição de modelos alternativos de universidade na busca de maior adequação a características de estudantes de meios populares e de necessidades postas pela luta por igualdade e por respeito à diversidade no ambiente urbano. |
|
A Cidade e a Criança: o Território como Espaço Experiencial e de Aprendizado Ana Estela Haddad (Vice-coordenadora do NAP Escola da Metrópole IEA/USP) Experiências desenvolvidas a partir da observação e exploração ativa do território pelas crianças, desde a primeira infância podem ser transformadoras como fonte de aprendizagem e educação para a cidadania. |
|
A Articulação entre Setores da Educação e da Saúde na Formação para a Cidadania e Defesa da Vida Naomar de Almeida Filho (médico epidemiologista e titular da Cátedra Educação Básica) Os aspectos educacionais da proteção e promoção da saúde que demandam a atuação de profissionais desta área e dos sistemas escolares na formação para o exercício da cidadania. |
|
Experiência de atuação escolar territorial Claudio Marques da Silva Neto (Diretor da Emef Infante Dom Henrique) Relatos de experiências de construção de Territórios Educativos. |
|
Palavra Aberta e Debate. |
Evento com transmissão em: https://www.youtube.com/channel/UCja5dQnkKx4UsHYnWo9TNNg