Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclo Nacional de Seminários sobre Autonomia Universitária: Fator de Desenvolvimento do País (2º encontro)

por Sandra Sedini - publicado 23/07/2024 09:40 - última modificação 23/07/2024 14:38

Detalhes do evento

de 28/08/2024 - 08:30
a 28/08/2024 - 17:30

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Este  evento integra o ciclo de cinco seminários, um por região do país, cujo objetivo é impulsionar um movimento acadêmico pluri-institucional em torno da autonomia universitária plena – uma temática crucial para a educação superior nacional e, por extensão, para o desenvolvimento do Brasil.

Poucas universidades públicas brasileiras gozam de autonomia financeira, que é essencial para que os demais âmbitos da autonomia se concretizem. As universidades estaduais paulistas (Universidade de São Paulo, Universidade de Campinas e Universidade do Estado de São Paulo) alcançaram a autonomia plena em 1989, há exatos 35 anos. A Universidade do Estado de Santa Catarina a obteve em 1991.

A reforma tributária em vigor introduz natural apreensão, particularmente pelas mudanças que suscita em bases de cálculo consagradas. Essa questão integra a agenda de trabalho proposta.

O primeiro seminário do ciclo foi em junho passado e foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, com organização da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina e participação do Fórum de Instituições de Ensino Superior Públicas daquele estado, presidido pelo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. Posteriormente ao presente seminário, serão realizados eventos conexos em Recife, Belém e Goiânia, organizados respectivamente pelas Universidades Federais de Pernambuco, do Pará e de Goiás.

Em todos os seminários será lançado o livro “Autonomia Universitária: fundamentos e realidade”, organizado pelos professores Rogério Braz da Silva, Peter Johann Bürger e Sandra Ramalho e Oliveira, com prefácio do professor Arlindo Philippi Junior.

Organização: Arlindo Philippi Junior. (Chefe de Gabinete, Reitoria USP) e Guilherme Ary Plonski (Professor Sênior do IEA)

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Evento híbrido

Não haverá certificação | Sem inscrição