Ciclo Brasil 64/85 - Conversações: A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta (Segundo Encontro)
Detalhes do evento
Quando
a 28/06/2017 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
A construção da(s) memória(s) da ditadura civil-militar (1964-85) é uma disputa constante pelo protagonismo histórico, encarnando, desta forma, o próprio anacronismo: a negação da verdadeira História da repressão caminha lado a lado com a instauração de políticas de memória, de reparação e da apuração das violações aos Direitos Humanos.
A questão da abertura dos arquivos da ditadura, da revogação da Lei de Anistia e da impunidade dos perpetradores de crimes contra a humanidade, além da eterna dívida com os desaparecidos políticos - que não tiveram seus corpos devolvidos aos familiares - são temas que chegam até os nossos dias imersos no anacronismo.
Discutir a formação e a produção destas memórias, a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional da Verdade se insere neste contexto. Assim, é imperativo compreender a gênese desta Comissão, bem como tomar conhecimento de seu desenvolvimento e de seus desdobramentos.
Uma vez que a Comissão Nacional da Verdade foi instituída pela Lei 12.528/2011, que, no seu artigo 11, estabelece a obrigação de apresentação, ao final dos trabalhos, de “relatório circunstanciado contendo as atividades realizadas, os fatos examinados, as conclusões e as recomendações”, pretende-se também entender e mapear em que medida e de que maneira tais recomendações têm sido levadas a cabo pelo Estado.
Organização: Alessandra Lopes (IFHC-Unicamp), Liniane Haag Brum (IEL-Unicamp), Livia Santiago Moreira (IEL-Unicamp), Lua Gill (IEL-Unicamp) e Álvaro Okura.
Coordenação: Paulo Endo (IP USP e IEA), Flávia Schilling (FE USP e IEA) e José Sérgio Fonseca de Carvalho (FE USP e IEA)
Expositor
Claudio Lemos Fonteles (FATEO/ISB)
Debatedora
Liniane Haag Brum
Inscrições
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo