Ciclo 'O que a Ignorância tem a nos ensinar?'
Vivemos em um mundo em que a informação a respeito dos mais diversos assuntos nunca foi tão acessível para um número tão grande de pessoas – e, no entanto, a ignorância avança. Isso vale até mesmo para a ignorância sobre coisas que, hoje, é possível conhecer com alguma facilidade. A disseminação de boatos, a princípio fáceis de desmentir, alastra-se com mais rapidez e alcance do que qualquer desmentido; políticas públicas são por vezes formuladas e postas em prática sem levar em conta o conhecimento científico relevante sobre o tema; e mesmo as mais exóticas teorias da conspiração conseguem hoje atrair um número impressionante de adeptos.
Em resposta a isso, um número crescente de pesquisadores de diversas áreas têm demonstrado interesse em compreender melhor a natureza da ignorância. O que é, exatamente, a ignorância? Como melhor estudá-la? Quais são os seus impactos? Em que condições a ignorância pode ser algo desejável? E como manejá-la, nos casos em que ela é indesejável?
Para dar um primeiro passo na resposta a essas questões, reuniremos, em oito encontros, pesquisadores de diversas áreas – com o objetivo de explorar algumas abordagens possíveis sobre o tema.