Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 2
Detalhes do evento
Quando
a 20/06/2020 - 17:30
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
Segundo bloco de minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) do Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica promovido pela Cátedra de Educação Básica da USP em 2020.
Neste segundo bloco, serão oferecidos quatro cursos, descritos a seguir. Confira qual deseja acompanhar e realize sua inscrição.
Cursos
Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil
Lino de Macedo (IP e IEA/USP)
- Comentários sobre os direitos de aprendizagem na Educação Infantil, à BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer
- Significações de direitos na perspectiva da criança pequena
- Desafios ao cultivo desses direitos na família
- Desafios ao cultivo desses direitos na escola
Programação | |
---|---|
9h às 10h30 |
Apresentação dos participantes 1. Comentários sobre os direitos de aprendizagem na Educação Infantil, à BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer. 2. Significações de direitos na perspectiva da criança pequena. |
10h30 às 11h | Intervalo para elaboração de questões |
11h às 12h30 | 3. Desafios ao cultivo desses direitos na família. 4. Desafios ao cultivo desses direitos na escola. |
12h30 às 13h | Discussão das questões elaboradas ao longo dos trabalhos/Síntese dos trabalhos |
Matemática: Das Concepções às Ações Docentes
Nílson José Machado (FE e IEA/USP)
- Dois desvios a serem evitados: Mateologia e Cocotologia (ou: como fugir do utilitarismo e das tecnicidades)
- A Língua, a lógica e a matemática: entrelaçamentos
- Argumentação na linguagem cotidiana: verdade, validade, pensamento crítico
- Argumentação na linguagem cotidiana: coerência, contradição, dilemas, teorias
Programação | |
---|---|
9h às 10h30 |
Apresentação dos participantes 1. Dois desvios a serem evitados: Mateologia e Cocotologia (ou: como fugir do utilitarismo e das tecnicidades); 2. A Língua, a lógica e a matemática: entrelaçamentos; |
10h30 às 11h | Intervalo para elaboração de questões |
11h às 12h30 |
3. Argumentação na linguagem cotidiana: verdade, validade, pensamento crítico 4. Argumentação na linguagem cotidiana: coerência, contradição, dilemas, teorias. |
12h30 às 13h | Discussão das questões elaboradas ao longo dos trabalhos/Síntese dos trabalhos |
A Interdependência das Ciências da Natureza e delas com a Matemática
Luís Carlos de Menezes (Assessor do Ministério da Educação, IF e IEA/USP)
- A presença essencial da Matemática em cada Ciência.
- O relacionamento conceitual e prático entre as Ciências.
Programação | |
---|---|
14h às 15h30 |
Apresentação dos participantes 1. A presença essencial da Matemática em cada Ciência |
15h30 às 16h | Intervalo para elaboração de questões |
16h às 17h30 | 2. O relacionamento conceitual e prático entre as Ciências |
17h30 às 18h | Discussão das questões elaboradas ao longo dos trabalhos/Síntese dos trabalhos |
Pesquisa Educacional e Educação Escolar
Bernardete Gatti (Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo)
- Os sentidos de "pesquisar" e a investigação científica
- A ideia de professor pesquisador e as condições da investigação científica.
- Abordagens da pesquisa educacional.
- A pesquisa educacional voltada para o trabalho escolar.
Programação | |
---|---|
14h às 15h30 |
Apresentação dos participantes 1. Os sentidos de “pesquisar” e a investigação científica. 2. A ideia de professor pesquisador e as condições da investigação científica. |
15h30 às 16h | Intervalo para elaboração de questões |
16h às 17h30 |
3. Abordagens da pesquisa educacional. 4. A pesquisa educacional voltada para o trabalho escolar |
17h30 às 18h | Discussão das questões elaboradas ao longo dos trabalhos/Síntese dos trabalhos |
Inscrições
Curso público e gratuito | Com inscrição prévia
Organização
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo