Abordagens de Ensino-Aprendizagem de Problemas Socioambientais Complexos com o Uso de Ambientes Digitais na Educação Básica
Este minicurso será presencial, gratuito e pretende discutir e propor ferramentas conceituais, além de oferecer abordagens para lidar com problemas socioambientais complexos em contexto escolar, utilizando ambientes digitais. Será discutido o que é conhecimento cotidiano, escolar e acadêmico, seus respectivos contextos e relações; complexidade no contexto escolar e como abordá-la; ambientes digitais e ferramentas colaborativas. Ao final da atividade, deseja-se que professores e futuros docentes desenvolvam uma perspectiva para a abordagem de discussões complexas que relacione conhecimentos cotidiano, escolar e acadêmico e que conduza estudantes a um pensamento mais crítico, mais autônomo e mais atuante em suas realidades socioambientais. O minicurso é parte de uma pesquisa de pós-doutorado conduzida pelo pesquisador doutor Adailton Galiza e supervisionada pela professora doutora Roseli de Deus Lopes. A participação dos cursistas será voluntária e contribuirá para a publicação de um artigo científico. O minicurso será didático, dinâmico, participativo e colaborativo.
Conteúdo
- Parte 1 - Natureza dos conhecimentos cotidiano, escolar e acadêmico, contextos e relações; Ambientes digitais e ferramentas colaborativas de aprendizagem.
- Parte 2 - Complexidade: possibilidades de construção e abordagem de problemas socioambientais em contextos escolares.
- Parte 3 - Atividade colaborativa sobre problemas socioambientais complexos usando um ambiente digital.
Métodos utilizados
Minicurso expositivo-dialógico com participação ativa dos inscritos na resolução de exercícios-problema e em uma atividade colaborativa final.
Público-alvo
Preferencialmente
- licenciandos da área de Ciências da Natureza (Astronomia, Biologia, Física, Geociências, Química) ou afins.
- professores da área de Ciências da Natureza ou afins que atuem no Ensino Básico (Fundamental 2 e Médio).
Número de vagas
20 vagas. A seleção e a matrícula daqueles que atenderem ao público-alvo serão por ordem de inscrição. O critério de matrícula dá preferência a professores de Ciências da Natureza, licenciandos em Ciências da Natureza e demais interessados, nesta ordem.
Carga horária e certificação
Haverá entrega de um certificado de 6 horas de participação referentes a 2 horas de atividades antes da realização do curso e 4 horas presenciais.
Inscrição
De 8 a 17 de outubro, através do link https://forms.gle/w6Cmyk3j4jqLHp3Q6.
Data e horário
22 de outubro de 2024, das 13:00 às 17:00.
Local
InovaUSP
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 - Butantã. Sala 103, 1° andar.
Ministrante
Dr. Adailton Antônio Galiza Nunes
Pós-doutorando no Instituto de Estudos Avançados (IEA)/Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP).
Supervisora
Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes
Coordenador
Prof. Dr. Maurício Pietrocola
Organização
Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)/ Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).