Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Cursos e Oficinas / Abordagens de Ensino-Aprendizagem de Problemas Socioambientais Complexos com o Uso de Ambientes Digitais na Educação Básica - 2a. Edição

Abordagens de Ensino-Aprendizagem de Problemas Socioambientais Complexos com o Uso de Ambientes Digitais na Educação Básica - 2a. Edição

por Richard Meckien - publicado 08/09/2024 16:30 - última modificação 13/11/2024 09:02

Curso presencial

Inscrição: de 31 de outubro a 10 de novembro, através do link https://forms.gle/w4GwVexrytu6iSgH9. Todos os inscritos serão contatados por e-mail a fim de que confirmem o seu interesse.

Data e horário: 13 de novembro de 2024, das 13:00 às 17:00

Local: Auditório IEA
Rua da Praça do Relógio, 109, térreo. Cidade Universitária.

Este minicurso será presencial, gratuito e pretende discutir e propor ferramentas conceituais, além de oferecer abordagens para lidar com problemas socioambientais complexos em contexto escolar, utilizando ambientes digitais. Será discutido o que é conhecimento cotidiano, escolar e acadêmico, seus respectivos contextos e relações; complexidade no contexto escolar e como abordá-la; ambientes digitais e ferramentas colaborativas. Ao final da atividade, deseja-se que professores e futuros docentes desenvolvam uma perspectiva para a abordagem de discussões complexas que relacione conhecimentos cotidiano, escolar e acadêmico e que conduza estudantes a um pensamento mais crítico, mais autônomo e mais atuante em suas realidades socioambientais. O minicurso é parte de uma pesquisa de pós-doutorado conduzida pelo pesquisador doutor Adailton Galiza e supervisionada pela professora doutora Roseli de Deus Lopes. A participação dos cursistas será voluntária e contribuirá para a publicação de um artigo científico. O minicurso será didático, dinâmico, participativo e colaborativo.

Conteúdo

  • Parte 1 - Natureza dos conhecimentos cotidiano, escolar e acadêmico, contextos e relações; Ambientes digitais e ferramentas colaborativas de aprendizagem.
  • Parte 2 - Complexidade: possibilidades de construção e abordagem de problemas socioambientais em contextos escolares.
  • Parte 3 - Atividade colaborativa sobre problemas socioambientais complexos usando um ambiente digital.

 

Métodos utilizados
Minicurso expositivo-dialógico com participação ativa dos inscritos na resolução de exercícios-problema e em uma atividade colaborativa final.

Público-alvo
Preferencialmente

  • licenciandos da área de Ciências da Natureza (Astronomia, Biologia, Física, Geociências, Química) ou afins.
  • professores da área de Ciências da Natureza ou afins que atuem no Ensino Básico (Fundamental 2 e Médio).

 

Número de vagas
20 vagas. A seleção e a matrícula daqueles que atenderem ao público-alvo serão por ordem de inscrição. O critério de matrícula dá preferência a professores de Ciências da Natureza, licenciandos em Ciências da Natureza e demais interessados, nesta ordem.

Carga horária e certificação
Haverá entrega de um certificado de 6 horas de participação referentes a 2 horas de atividades antes da realização do curso e 4 horas presenciais.

Ministrante
Dr. Adailton Antônio Galiza Nunes
Pós-doutorando no Instituto de Estudos Avançados (IEA)/Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP).

Supervisora
Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes

Coordenador
Prof. Dr. Maurício Pietrocola

Organização
Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)/ Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

« Novembro 2024 »
Novembro
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Navegação