Alforja Educativa: Saúde Escolar e Mundo Microbiano
Curso de Capacitação para o Uso da Ferramenta de Aprendizagem Participativa em Saúde Planetária
A Action Against Bacterial Antibiotic Resistance (ReAct) é uma das primeiras redes internacionais independentes dedicadas a conter a resistência bacteriana aos antibióticos, uma das mais sérias ameaças à saúde pública global. Na América Latina, está fortemente articulada com centros universitários, organizações acadêmicas, instituições de saúde nacionais e internacionais, movimentos sociais e comunitários no Equador e em vários países da região. Faz parte da ReAct Global, a organização matriz, com sede na Universidade de Uppsala, na Suécia.
Desde a sua criação, o ReAct Latin America (RLA) tem optado por uma estratégia integral que supera a metáfora da guerra, que, reconhecendo a interdependência e inter-relação entre todos os seres que habitam nosso planeta, busca mudanças de percepções e atitudes em relação ao uso e abuso medicamentos em geral e antibióticos em particular.
A Saúde Planetária (SP) estuda a relação intrínseca e interdependente entre a saúde humana e os sistemas naturais, percebendo como as inúmeras ações antrópicas sobre o ecossistema representam um risco para a humanidade e como esta tem sido a maior força modificadora dos ciclos biogeoquímicos da Terra. As mudanças ecológicas, especialmente as mudanças climáticas, são os principais determinantes da saúde neste século, e esta é a janela de oportunidade que a humanidade tem para mitigar e se adaptar a um mundo em emergência climática. Sendo assim, a Saúde Planetária se propõe como esforço para abordar a questão da sustentabilidade e da vida humana no planeta a partir de uma perspectiva integradora, em diálogo com saberes tradicionais, transdisciplinares e coletivos, pois os problemas desta crise planetária transcendem as fronteiras geopolíticas, acadêmicas e afetam a humanidade como um todo.
Nesse sentido, o Saúde Planetária Brasil (IEA/USP) articula esforços de atores intrinsecamente ligados ao tema, em diversas áreas do conhecimento, como medicina, saúde pública, meio ambiente, educação, ciências sociais, engenharia, economia, direito, entre outros. O Saúde Planetária Brasil é uma das mais de 300 instituições que compõem a Planetary Health Alliance (Harvard University).
Uma das estratégias fundamentais para conter a resistência bacteriana aos antibióticos é a educação, como ferramenta de mudança e empoderamento. Neste caminho de construção comunitária, estamos convictos de que é fundamental formar profissionais de saúde com uma perspectiva educativa e professores com uma visão crítica e integral da saúde, que percebam a vital inter-relação entre a saúde humana, as bactérias e o planeta como um todo.
O Alforja Educativa Saúde Escolar e o Mundo Microbiano na construção da saúde:
Desde 2012, a RLA juntamente com a Fundação Niño a Niño vem construindo a proposta da Alforja Educativa, que se constitui como um conjunto de ferramentas didáticas que mediam o processo de ensino-aprendizagem. Tem como finalidade a promoção e cuidado da saúde, a aprendizagem experiencia da ciência, o desenvolvimento da consciência ecológica e do sentimento de pertença à natureza.
ReAct Latin America e o Saúde Planetária Brasil uniram forças para traduzir e adaptar os roteiros de atividades da Alforja Educativa ao contexto brasileiro, para compartilhar com professores, alunos, profissionais da saúde e educação, comunidade e agentes culturais de todo o Brasil.
Organização
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, Campus Porto Alegre (UFRGS)
Saúde Planetária Brasil (IEA-USP)
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (UFRGS)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Movimento pela Saúde dos Povos
15 e 16 de junho -
Evento público e gratuito | Com inscrição
Transmissão do evento no canal do YouTube do Saúde Planetária