Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Cursos e Oficinas / Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL

Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL

por Richard Meckien - publicado 10/10/2024 16:30 - última modificação 13/11/2024 17:36

Curso no formato EaD/MOOC

Local: Plataforma Moodle

Cronograma

  • Inscrição: de 13 a 20 de novembro (via sistema Apolo)
  • Seleção e matrícula: de 21 a 29 de novembro

 

Coordenação

Profa. Dra. Adriana Backx Noronha Viana (FEA-USP) e Prof. Dr. Felipe Chibás-Ortiz (Ceacom/Prolam-USP)

Programação

Este curso se inspira no paradigma das Cidades MIL (Media and Information Literacy ou Literacia Midiática e Informacional), lançado pela Unesco em 2018. Toma-se como referência principal o livro "Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL, Métricas Inspiradas na Visão da Unesco", organizado pelos professores Mitsuru Yanaze e Felipe Chibás-Ortiz, com mais de 20 autores de capítulos dos cinco continentes, publicado pela USP com apoio da Unesco MIL Alliance e indicado pela Unesco no site da sede desta entidade em Paris.

Há também outro antecedente importante: o curso Cidades MIL, oferecido em Português, Espanhol e Inglês na modalidade EAD pelo Comité de América Latina e Caribe da Unesco MIL Alliance, coordenado por Felipe Chibás-Ortiz, Venancio Caballero (Panamá) e Karin Milani Zottis (Basil). Participaram professores de diversos países pertencentes a essa organização durante a pandemia (2020-2022).

O curso agora ofertado está integrado às linhas de pesquisa e atuação do Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento de Cidades MIL (CIIDCMIL), que, por sua vez, está inserido no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA).

As Cidades MIL, MIL Cities ou ainda Cidades AMI (Cidades com Alfabetização Midiática) são espaços urbanos que aplicam os princípios da Alfabetização Midiática e Informacional em toda a cidade, tendo o cidadão como centro. Isto implica em alfabetizar ou educar toda a cidade para conseguir entender e transformar positivamente a nova realidade hibrida, física e digital na qual estamos todos submersos. Esta tendência enfatiza o desenvolvimento, na população, do pensamento crítico e criativo com ética, sendo estes competências que ajudam a combater a chamada infodemia -- isto é, as fake news, deep fakes, pós-verdades, discurso de ódio --, assim como as barreiras culturais à comunicação, como as de gênero, etarismo, etnocentrismo, religiocentrismo etc. Mostra-se a importância de valorizar grupos vulneráveis, como mulheres, LGBT+, negros, indígenas, pessoas com diversidade funcional etc. Destaca-se a importância de reeducar os influencers, assim como os cinco agentes da inovação das cidades: fazedores de política, educadores, empresários, artistas e cidadãos comuns (ONGs).

Assim, o curso oferece uma visão abrangente, desde os antecedentes históricos do conceito de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), que foi adaptado ao contexto das cidades, até a aplicação prática em cenários como cidades universitárias e bairros MIL, passando por uma análise detalhada dos 13 indicadores essenciais para a construção de Cidades AMI. Serão fornecidos instrumentos para a construção de Cidades MIL.

Conteúdo
Serão quatro módulos aos quais os participantes terão acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, para que, seguindo o seu ritmo de aprendizagem autônoma, possam ler e visualizar os materiais e, no final, realizar uma tarefa que ajude a avaliar o conhecimento aprendido. Dentre os conteúdos destacam-se a proposta da metodologia 20 Barreiras Culturais à Comunicação (20 BCC – 5DCR), indicada pela Unesco, assim como a iniciativa das Cidades Universitárias MIL e os Pontos Piloto Cidades MIL, que podem ser aplicadas e reproduzidas nos espaços dos cursistas com o devido monitoramento dos professores após o término do curso.

Objetivo
Assíncrono e gratuito, esta atividade visa contribuir para divulgar o paradigma das Cidades MIL, mostrando aos participantes suas diferenças e semelhanças com o conceito das cidades inteligentes.

Objetivos gerais:

  • Informar e difundir o conceito de Cidade MIL, detalhando seu histórico e os 13 indicadores que orientam sua construção.
  • Formar formadores, pessoas que sejam multiplicadoras, que utilizem e apliquem o conceito, além de implementarem a construção de Cidades MIL.
  • Levantar informações de pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar de cursos mais aprofundados, assim como em pesquisas e outras ações envolvendo o conceito de Cidade MIL.

 

Objetivos específicos:

  • Apresentar o conceito de Cidade MIL e seus indicadores da Unesco, diferenciando-o de outros paradigmas de cidades contemporâneas.
  • Informar e detalhar os 13 Indicadores das Cidades MIL, necessários para promover a sua construção.
  • Oferecer referências teóricas e conteúdo de qualidade, apresentando autores e pesquisadores que aprofundam o conceito.
  • Disponibilizar conteúdo de qualidade reunido num único curso, especificamente sobre Cidades MIL, facilitando o acesso em todo o mundo, conforme disponibilidade de tempo e ritmo de trabalho.
  • Oferecer uma boa quantidade de informações de qualidade para informar e instrumentalizar quem deseje implementar o paradigma Cidades MIL em suas cidades, como autoridades, gestores ou outros agentes sociais.
  • Subsidiar ações dos membros de Comitês Regionais e Capítulos Nacionais, no sentido de ilustrar e informar pessoas responsáveis pela implementação de Cidades MIL.

 

Por fim, objetiva-se que o curso seja aproveitado ao máximo por cada participante em sua autoformação e que, após a conclusão bem-sucedida, eles se tornem formadores de formadores de alfabetização midiática e informacional em seus países de origem.

Métodos utilizados
EaD/MOOC. Será utilizada a plataforma dos cursos USP (Moodle) como um recurso assíncrono. Esta plataforma tem demonstrado ser uma ótima ferramenta de aprendizagem entre professor e aluno da USP. Este recurso virtual será o ponto de encontro sistemático durante todo o curso, com a possibilidade de acessar a plataforma 24 horas por dia para verificar os módulos, realizar as tarefas, emitir sua opinião nos foros de discussão, assistir a vídeos e consultar qualquer material bibliográfico.

Ministrantes e programa
Entre os principais ministrantes estão experientes acadêmicos, professores, pesquisadores e estudantes que são autores de publicações, palestrantes e já fizeram pesquisas e/ou intervenções na prática aplicando o paradigma das Cidades MIL, buscando aprofundar o conhecimento sobre como a Literacia Mediática e Informacional pode ser aplicada no contexto urbano para fortalecer a cidadania e promover uma cultura de paz, democracia, inclusão e participação ativa.

  • Profa. Dra. Adriana Backx, PhD, Professora Titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Prof. Dr. Mitsuru Yanaze, Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Coordenador do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom) da ECA-USP
  • Prof. Dra. Marilene Proença, PhD, Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e Coordenadora do Programa de Integração Latino-Americana da Universidade de São Paulo (Prolam-USP)
  • Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz, PhD, Professor no Programa de Integração Latino-Americana da Universidade de São Paulo (Prolam-USP), Coordenador Executivo do Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento de Cidades MIL (CIIDCMIL), sediado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), e Co-líder Internacional do Grupo de Inovação da Unesco MIL Alliance
  • Prof. Dr. Júlio César Suzuki, PhD, Professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Vice-Coordenador do Programa de Integração Latino-Americana da Universidade de São Paulo (Prolam-USP)
  • Profa. Dra. Rita de Cássia Marques Lima de Castro, PhD, Professora no Programa de Integração Latino-Americana da Universidade de São Paulo (Prolam-USP)
  • Profa. Dra. Fabiane Regina Carvalho de Andrade Ibrahin, PhD, Pós-doutoranda na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)
  • Esp. Karin Milani Zottis, Coordenadora do Business Professional Women (BPW do Brasil) e Coordenadora do Capítulo Brasil da Unesco MIL Alliance
  • MsC. Marcelo Oliveira dos Santos, Doutorando no Programa de Integração Latino-Americana da Universidade de São Paulo (Prolam-USP)
  • Esp. Pedro Henrique Ferreira Sobrinho, Mestrando no Programa de Integração Latino-Americana da Universidade de São Paulo (Prolam-USP)
  • Esp. Samuel Carrasco, Mestrando no Programa de Integração Latino-Americana da Universidade de São Paulo (Prolam-USP)
  • Esp. Aliris Silva Fintelman, Pós-graduanda no MBA de Gestão de Comunicação e Marketing da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

 

Os módulos são:

I: Bases gerais: Unesco, alfabetização midiática e cidades MIL

  • 1: O que é a Unesco?
  • 2: A abordagem da Alfabetização (literacia) Midiática e Informacional (AMI)
  • 3: O conceito de Cidades MIL (literacia midiática e informacional) da Unesco: as suas aplicações

 

II: Governança, planejamento, bibliotecas e saúde

  • 4: Prefeituras, governança, e-government participativo, lideranças (Indicador 1)
  • 5: Prédios, meios de transporte e mobilidade (Indicador 2)
  • 6: Bibliotecas (Indicador 3)
  • 7: Saúde integral (Indicador 4)

 

III: Cultura, educação, associações, comunicação e marketing

  • 8: Cultura, patrimônio, arte, espiritualidade (religiosidade), desporto, turismo e lazer (Indicador 5)
  • 9: Educação integral / AMI (Indicador 6)
  • 10: Associações, sindicatos, ONGs, projetos socioculturais e outros atores não tradicionais (Indicador 7)
  • 11: Mídias e meios de comunicação (Indicador 8)

 

IV: Inteligência Artificial, segurança, médio ambiente, grupos vulneráveis e métricas de integração

  • 12: Inteligência Artificial, startups e canais digitais (Indicador 9)
  • 13: Segurança cidadã (Indicador 10)
  • 14: Crianças, jovens, idosos, LGBTI+, etnia negra, povos indígenas, migrantes, pessoas com deficiência, obesos e outros grupos vulneráveis (Indicador 11)
  • 15: Meio ambiente e sustentabilidade (Indicador 12)
  • 16: Métricas de integração (Indicador 13)

 

O primeiro módulo é introdutório e dá aos participantes a oportunidade de aprender sobre o histórico da Unesco, bem como compreender e dominar a abordagem AMI e a grande dimensão das Cidades MIL. Os demais módulos têm como foco o desenvolvimento, de forma eficiente e eficaz, os 13 indicadores que permeiam as Cidades AMI e que contribuem para a sua compreensão estratégica.

Público-alvo
Público diverso e engajado em processos de inovação e transformação social, incluindo os cinco agentes da inovação (fazedores de políticas; empresários que trabalham com plataformas digitais e influencers; educadores; artistas; lideranças comunitárias e cidadãos comuns), assim como profissionais de diversas áreas que têm o interesse e o compromisso de promover cidades que utilizem as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, fazendo-as de forma mais inclusiva e segura, alinhadas com os princípios das Cidades MIL.

Número de vagas
100.

Carga horária e certificação
60 horas.

Pré-requisito e critério de seleção
Comprovação de nível superior e análise de currículo.

Data e horário
Período do curso EaD: de 2 de dezembro de 2024 a 30 de março de 2025. As aulas serão aulas assíncronas, com acesso livre à plataforma Moodle. A carga horária semanal é de cinco horas de estudo por módulo.

Critérios de aprovação
Mínimo de 75% de frequência. Haverá uma avaliação por módulo, ou seja, quatro avaliações com cinco questões em cada uma. A frequência será viabilizada pelas respostas às questões de cada tema estudado, computadas pela plataforma de ensino.

« Dezembro 2024 »
Dezembro
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
Navegação