Escrevivência e Educação Literária
Historicamente, os espaços responsáveis pela educação formal tendem a apresentar como vidas exemplares a trajetória de grandes heróis, na maioria homens, conhecidos pelos seus grandes feitos. Conquistas, guerras, batalhas vencidas, invenções, lideranças, etc. As histórias, as realizações de pessoas das classes populares, notadamente das mulheres, são ações desconhecidas pelo relato histórico, deixando um vazio que nos permite perguntar quem são as nossas heroínas, as do povo, as do cotidiano, que não estão inscritas na História. Entretanto, as estratégias de sobrevivência empreendidas no cotidiano das famílias precisam e podem ser compreendidas pelo/a aluno/a como chaves de leitura e de compreensão da sua própria vida e do grupo social em que ele/ela está envolvido/a.
Neste sentido, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, ao oferecer o curso a distância "Escrevivência e Educação Literária", busca repensar o ensino/aprendizado da Literatura e da Língua Portuguesa em diálogo com diversas áreas do conhecimento, tendo como foco novos olhares, sobretudo aqueles vindos das experiências literárias e linguísticas não canonizadas pelos espaços oficiais de veiculação da cultura letrada acadêmica.
O curso, público e gratuito, se fundamenta no reconhecimento de que o processo de escrevivência como prática pedagógica proporciona ao/à aluno/a a experiência de se tornar sujeito autoral de sua própria história. Ao escrever sobre si próprio, sobre sua vida, o movimento de olhar para si pode ser ampliado, colocando o sujeito individual em altitude de compreensão e de assunção de sua história coletiva e ancestral.
Coordenação
Conceição Evaristo (titular da Cátedra)
Martin Grossmann (coordenador acadêmico da Cátedra)
Público-alvo
Professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, prioritariamente da rede pública de ensino.
Critérios de avaliação
75% de frequência às aulas.
Critérios de seleção
Os novos critérios do sistema Apolo não permitem mais a matrícula por ordem de inscrição. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, haverá sorteio.
Cronograma
- Inscrição: 16, 17 e 18 de setembro (via sistema Apolo)
- Sorteio, se necessário, em 19/09
- Confirmação de matrícula a partir 20/09
Programação
Os quatro encontros serão transmitidos pela internet para o público geral. Acompanhe em iea.usp.br/aovivo.
03/10 (16:00-18:00) | Aula 1: Escrevivência: a escrita de nós – Vitor Eduardo Severo da Silva
Ministrante: Conceição Evaristo
Histórico do uso do termo "Escrevivência", com apresentação em slides. Leitura e reflexão do texto "Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita".
Bibliografia
BRITO. Maria da Conceição Evaristo, "Literatura Negra, uma poética de nossa afro-brasilidade". Dissertação de Mestrado, PUC/RJ, 1995.
EVARISTO, Conceição "Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita" in Escrevivência: a escrita de nós – Reflexões sobra a obra de Conceição Evaristo (org), Constância Lima Duarte e Isabella Rosado Nunes. São Paulo/Rio de Janeiro, Itaú Social/Mina, 2020.
10/10 (16:00-18:00) | Aula 2: Nós nos outros, os outros em nós
Ministrante: Conceição Evaristo
Leitura e reflexão de trechos das seguintes obras:
- "Casa de Alvenaria", de Carolina Maria de Jesus, Companhia das Letras, São Paulo.
- "A cor da Ternura", de Geni Guimarães, FTD, Rio de Janeiro.
- "O Grande Circo Favela", de Otávio Junior. Ilustrações de Roberta Nunes. Itapira, São Paulo, Estrela Cultural, 2019.
- "Da Vida nas Ruas ao Teto dos Livros", de Clarice Fortunato, Pallas Editora.
Leitura-comentário das seguintes canções:
- "Rap da Felicidade", de Cidinho & Doca. 1994.
- "Rosas", do Grupo Atitude Feminina.
17/10 (16:00-18:00) | Aula 3: Nas ruas, nos becos, nas escolas, é possível se escrever estrelas?
Ministrantes: Conceição Evaristo e estagiários
Leituras e comentários de textos enviados anteriormente pelos/as participantes a partir de suas práticas docentes (recebimento, seleção e leitura dos textos pelos bolsistas). Leitura e comentário crítico sobre o material recebido a partir do conceito de escrevivência. Leitura e comentário de textos do acervo de Conceição Evaristo: experiências de escrevivências em escolas, palestras etc.
24/10 (16:00-18:00) | Aula 4 (conferência): Para quem vou cantar em cordel
Moderadora: Ludmilla Lis
Conferencista: Jarid Arraes
Debatedores: Mara Evaristo e Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi, convidada da Cátedra de Educação Básica
Os alunos terão acesso à conferência nos mesmos moldes das demais aulas.
Bibliografia para o curso
BRITO. Maria da Conceição Evaristo. “Literatura Negra, uma poética de nossa afro-brasilidade”. Dissertação de Mestrado, PUC/RJ, 1994.
EVARISTO, Conceição “Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita”. DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella (orgs.). Escrevivência: a escrita de nós – Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. São Paulo / Rio de Janeiro: Itaú Social / Mina Comunicação e Arte, 2020.
FORTUNATO, Clarice. Da vida nas ruas ao teto dos livros. Rio de Janeiro, Pallas Editora, 2020.
GUIMARÃES, Geni. A cor da Ternura. Rio de Janeiro: FTD, 1990.
JESUS, Carolina Maria de. Casa de Alvenaria. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
JÚNIOR, Otávio. Grande Circo Favela. São Paulo: Estrela Cultural, 2019.
Artigos
OLIVEIRA, Miria Gomes de; SOUZA, Maria Marlete de. A escrita autobiográfica feminina na educação de jovens e adultos da UFMG: subjetividade e memória. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. 136–151, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/23616
RAIOL PINHEIRO, Adalberto Vitor. Escrevivência e Rotas de Cultura: Ações Pedagógicas Dialógicas e Histórico-Culturais. Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, [S. l.], v. 3, n. 6, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3881
ROSA, Evelyn Souza. ESCREVIVÊNCIAS: reflexão da prática com jovens e adultos. Revista Escritos e Escritas na EJA, n. 9, 2018.1, p. 42-51. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niepeeja/ESCREVIVNCIAS.pdf
SOUZA, Vaneza Oliveira de; MIRANDA, Carmélia Aparecida Silva. Relações de raça e gênero na escola: Escrevivências de uma prática pedagógica. Revista Em Favor de Igualdade Racial. Rio Branco - Acre, v. 5, n.2, mai-ago. 2022, p. 80-95. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/download/5085/3679/20476
Canções
Rap da Felicidade – Cidinho & Doca, 1994. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7pD8k2zaLqk
Rosas – Grupo Atitude Feminina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F05D12ckxb8