Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Cursos e Oficinas / Estratégias de Ensino para uma Educação Científica sob a Ótica de Problemas Complexos em Cenários de Risco e Incerteza

Estratégias de Ensino para uma Educação Científica sob a Ótica de Problemas Complexos em Cenários de Risco e Incerteza

por Richard Meckien - publicado 20/03/2024 16:30 - última modificação 12/07/2024 12:10

Este curso será realizado em formato presencial, porém contando com a possibilidade de ambientes metapresenciais e imersivos de co-aprendizagem que permitirão a conexão de duas ou mais turmas localizadas em diferentes campi (USP Butantã e USP Leste). Os cursistas serão alocados em turmas em salas com a presença de um professor. As atividades ocorrerão simultaneamente, com professores em cada turma de modo presencial e as interações entre as turmas serão mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Os equipamentos de conexão e transmissão de áudio e vídeo serão providenciados pela USP através da infraestrutura desenvolvida no projeto temático, no campo da prototipagem de tecnologias emergentes. Cabe esclarecer que, dada a sua natureza, esse curso não é considerado um curso a distância, pois a meta-presencialidade implica que os cursistas e os professores se reúnam em uma sala de aula para desenvolver as atividades propostas de forma síncrona e com horários definidos.

Objetivo

Desenvolver a articulação interdisciplinar em torno de variadas situações problema a partir da tipologia de Kurtz e Snowden (problemas conhecidos, problemas complicados, problemas complexos, problemas caóticos), adentrando as questões típicas da prática profissional docente no Ensino de Ciências da Natureza em termos do desenvolvimento de estratégias de ensino para uma educação científica em cenários de risco e incerteza.

Carga horária

45 horas (5 semanas de duração, com 25 horas de aulas presenciais).

Coordenação

Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira (Faculdade de Educação)

Público-alvo

Professores da área de Ciências da Natureza (Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química) que atuam em escolas de ensino básico da rede pública do Estado de São Paulo.

Conteúdo

O curso será organizado em três módulos com o foco e a carga horária apresentada na tabela seguinte:

MóduloCarga horária
1 Diálogos teóricos interdisciplinares (Educação Científica em uma Sociedade de Risco; Tipologia de situações-problema a partir da perspectiva de Kurtz e Snowden; Diagrama CYNEFIN; Teoria da Complexidade, determinismo e incerteza nas ciências experimentais). 10
2 Mapeamento de temas contemporâneos relacionados a risco, incerteza, complexidade e sua conexão com os conteúdos curriculares. 10
3 Metodologias para o desenho de propostas e abordagens de problemas complexos voltadas ao Ensino de Ciências na Educação Básica. 25

Durante o desenvolvimento do curso, estão previstas 20 horas de trabalho autônomo no total, dedicadas a atividades como: leituras prévias e realização das entregas dos módulos.

Métodos de utilizados

Aulas expositivas-dialógicas, uso de variadas metodologias para aprendizagem centrada no estudante, sala de aula invertida, apresentações orais de seminários temáticos, debates, leituras e discussões em grupo, relatórios, entregas dos módulos - via plataformas virtuais - e outras atividades desenvolvidas pelos participantes.

Critérios de avaliação

Para serem aprovados e receber a certificação neste curso, os professores cursistas precisarão:

  • ter no mínimo 85% de presença nas aulas, que ocorrerão em cinco sábados, das 8h00 às 13h00, com início em 31/08/2024 e término em 30/11/2024; e
  • ter participação ativa no curso, demonstrada por meio de: atividades e discussões realizadas em sala de aula, atividades programadas para as horas de trabalho autônomo (leituras prévias e realização das entregas dos módulos do curso), construção do portfólio individual e da avaliação de desempenho docente, no final do programa.

 

Critérios de seleção

  • lecionar em escolas públicas do Estado de São Paulo;
  • lecionar aulas da área de Ciências da Natureza ou afins e
  • ter disponibilidade para frequentar as aulas, que ocorrerão aos sábados em um dos campi: USP Butantã ou USP Leste.

 

Cronograma

  • Inscrição: de 25 de julho a 5 de agosto, pelo sistema Apolo
  • Confirmação de matrícula a partir de 6 de agosto
  • Curso de 31/08 a 30/11 (em cinco sábados, conforme calendário abaixo)
EncontroData
1 31 de agosto
2 21 de setembro
3 19 de outubro
4 9 de novembro
5 30 de novembro
registrado em:
« Julho 2024 »
Julho
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
Navegação