A Evolução da Tecnologia da Pedra Lascada
A Evolução da Tecnologia da Pedra Lascada é um curso de difusão científica oferecido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), dando sequência a uma série iniciada com Debates Contemporâneos em Paleoantropologia. Parte das atividades propostas para este semestre pelo Núcleo de Popularização dos Conhecimentos sobre Evolução Humana (NPCEH), sediado no Instituto, os cursos podem ser cursados de forma independente.
Público e gratuito, o curso propõe uma síntese das técnicas de lascamento da pedra ao longo da história evolutiva do gênero Homo durante o Pleistoceno até o fim do Neolítico. Após uma introdução de história dos estudos e das teorias serão expostas as feições principais que permitem reconhecer e classificar os artefatos de pedra lascada em suas diferentes fases nas principais regiões da pré-história mundial.
O ministrante será Fabio Parenti, professor da Universidade Federal do Paraná, que desenvolverá o curso ao longo de cinco aulas (uma semana completa) de duas horas cada uma, a partir do dia 12 de dezembro de 2022, totalizando 10 horas.
Coordenação
Walter Alves Neves (IB-USP)
Público-alvo
Interessados em evolução humana, sobretudo alunos de graduação, graduados e pós-graduados, além de professores universitários, todos de qualquer área do conhecimento.
Critérios de avaliação
75% de frequência.
Critérios de seleção
Os novos critérios do sistema Apolo não permitem mais a matrícula por ordem de inscrição. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, haverá sorteio.
Importante: é fundamental que o participante saiba ler fluentemente em inglês. É desejável que os interessados estejam, no mínimo, inscritos em um curso de graduação.
Cronograma
- Inscrição: 14 a 30 de novembro (via sistema Apolo)
- Confirmação de matrícula a partir de 1° de dezembro
Atenção: A presença no primeiro encontro por parte dos alunos matriculados será utilizada como critério para confirmação de interesse em manterem a vaga, o que permitirá, eventualmente, que os inscritos em lista de espera ocupem vagas remanescentes. Alunos matriculados que não puderem comparecer ao primeiro encontro mas que se comprometem a atingir a frequência mínima exigida para aprovação no curso (75%) deverão confirmar o interesse escrevendo para rkmeckien@usp.br para não correrem o risco de serem desmatriculados. Um aviso a respeito de vagas remanescentes será dado após o dia 12/12 (início do curso).
Local
Sala Alfredo Bosi, Instituto de Estudos Avançados (a confirmar).
Programação (diariamente das 14:00 às 16:00)
12/12 | Aula 1: Significado e história do estudo dos artefatos de pedra
13/12 | Aula 2: O reconhecimento dos artefatos líticos e suas caraterísticas principais
14/12 | Aula 3: O lascamento não planejado: indústrias líticas pré-Acheuleenses
15/12 | Aula 4: A grande parte da pré-história humana: o paleolítico inferior e médio no velho mundo
16/12 | Aula 5: As indústrias líticas formais e a expansão global dos sapiens