Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica
Analisada objetivamente a nova realidade imposta pela crise sanitária, a coordenação da Cátedra de Educação Básica deliberou manter as atividades previstas (seminários, cursos, colóquios) e reprogramá-las em formatos EAbD (Educação Aberta Digital).
Assim, a Cátedra ocupará um espaço virtual de formação, informação, escuta, debates e proposição que se encontra neste momento aberto, não-ocupado mesmo com toda a justa demanda social, face à prevalência das fake news e à crise de credibilidade dos organismos governamentais, dando uma importante contribuição à superação dessa profunda crise social e política, neste momento agravada pela pandemia da COVID-19.
Veja a programação abaixo.
Organização
Cátedra de Educação Básica da USP
Parceria
Detalhamento da Proposta
Modalidades redefinidas (reprogramadas para ambiente virtual):
- Encontro Metapresencial: reunião “problemática” ou “solucionática”, com objetivo de analisar questões aplicadas ou controversas. Contará com apresentadores/debatedores e um/a coordenador/a ou animador/a. Interessante convidar colegas de áreas distintas, para propiciar diálogos e debates enriquecidos pela diversidade. Participantes em número amplo (60 a 100); poderão interagir com os debatedores com mediação. Inscrição prioritária: dirigentes de instituições de saúde, pesquisadores, dirigentes. Aplicativo tipo virtual meeting: Zoom ou equivalente. Sábados alternados.
- Curso EAbD: atividade de formação continuada, com objetivo de avaliar o estado-da-arte de algum assunto prioritário. Contará com coordenador, 2 a 3 docente e um/a coordenador/a ou animador/a. Participantes em número limitado (máximo de 30). Inscrição prioritária para público-alvo definido, parcerias com instituição em convênio de cooperação técnica. Aplicativo tipo virtual meeting: Zoom ou equivalente. Sábados alternados.
- Colóquio Virtual: reunião temática, com objetivo de avaliar o estado-da-arte de assunto prioritário. Contará com 3 a 5 apresentadores/debatedores e um/a coordenador/a ou animador/a. Podemos convidar 2 ou 3 experts nacionais e 1 a 2 colegas brasileiros em instituições internacionais. Participantes em número limitado (15 a 30); poderão interagir com os debatedores. Inscrição prioritária: experts no tema, dirigentes de instituições de pesquisa, financiadores, diretores/coordenadores da USP. Aplicativo tipo virtual meeting: Zoom ou equivalente. Datas/temas abaixo indicados.
Introdução de novas modalidades:
- Live: apresentação com o objetivo de esclarecimento pontual de temas, questões aplicadas ou controversas. Contará com 1 a 2 apresentador/es e um/a coordenador/a ou animador/a. Participantes em número amplo (60 a 100) poderão interagir com o/s apresentador/res com mediação; assistentes abertos num chat (verificar sistema que permita filtro e interação (limitada pelo número). Aplicativo: Youtube.
- Fórum Digital: espaço aberto ao grande público, sem temas pré-programados, com o objetivo de esclarecer dúvidas, desmentir fakenews, avaliar medidas e propostas sobre educação na pandemia. Contar com 3 a 6 interlocutores a cada sessão, com entradas e saídas dos colaboradores, numa espécie de vigília política informativa. Para isso, podemos convidar para fazer pequenos plantões colegas aposentados experientes e ativos. Participantes em número amplo (60 a 100) poderão interagir com o/s apresentador/res com mediação. A expertise da diretoria, da coordenação ampliada, dos pesquisadores parceiros, tudo isso pode ser boa fonte de esclarecimentos com credibilidade IEA/USP. Debates e respostas poderão ser seguidos em tempo real por um número ainda mais amplo de acompanhantes abertos num chat. Aplicativo: Youtube (sistema que permite filtro e interação). Sextas-feiras de manhã (sugestão)
Os eventos e debates serão gravados e disponibilizados no site e no Canal Youtube da Cátedra. Materiais recomendados serão divulgados em Facebook e Instagram.
Local: Canal Digital IEA-USP; Ferramentas: Zoom e Youtube