Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Amazonias Nacionais: A Guiana Francesa (1° Encontro de Debates)

Amazonias Nacionais: A Guiana Francesa (1° Encontro de Debates)

por Cláudia Regina - publicado 26/06/2015 13:15 - última modificação 03/08/2018 16:55

Detalhes do evento

Quando

de 19/08/2015 - 14:30
a 19/08/2015 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5° andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091.1686

Participantes

Marc Pavé (CNRS)
Neli Aparecida de Mello-Théry (EACH e IEA/USP)

Adicionar evento ao calendário

Justificativa

Esta proposta de 2ª edição do projeto de ateliê “Diálogos sobre a Amazônia na contemporaneidade”, objetiva ampliar os debates e a difusão de conhecimentos sobre a Amazônia brasileira e sul-americana. Ao mesmo tempo, visa dar continuidade às atividades realizadas no decorrer do primeiro semestre de 2015, consolidando a parceria e os trabalhos cooperativos entre o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP) e o Instituto de Estudos Avançados – IEA, por meio do grupo de pesquisa Políticas públicas, territorialidades e sociedade.

Ressaltamos que no escopo do referido acordo estão os interesses mútuos de cooperação técnica e acadêmica relativos ao desenvolvimento de projetos de pesquisa; cooperação em assessoria técnico-científica; cooperação em ações de capacitação, organização conjunta de eventos científicos e culturais e intercâmbio de informações e publicações acadêmicas. É nesse contexto que se reforça a cooperação entre a academia e sociedade civil.

No primeiro semestre de 2015 realizamos a primeira edição dessa iniciativa que contou a presença de especialistas sobre o tema: Neli Aparecida Mello-Théry (USP), Luiz Carlos Beduschi Filho (USP), João Paulo Capobianco (IDS), Marina Silva (ex-ministra de Meio Ambiente), Edson Vidal (Esalq/Usp), Hervé Théry ((CNRS-Paris/França), Vincent Dubreuil (CNRS-Paris/França), Marilene Correia da Silva Freitas (UEAM), Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos). Tivemos mais de 30 participantes presenciais e mais alguns via IPTV durante os debates de temas estratégicos para o conhecimento sobre a Amazônia. O projeto envolveu alunos de pós graduação interessados na Amazônia e estimulou a realização de discussão e a elaboração de trabalhos conjuntos. Estes poderão constituir um dossiê especial para ser encaminhados a revistas indexadas.

Do ponto de vista dos organizadores, o saldo desta atividade foi extremamente positivo, razão pela qual encaminhamos proposta para o início de um novo ciclo de debates sobre o tema.

Nessa segunda edição – agora sob o modelo de ciclo de debates - o objetivo é aprofundar alguns temas que foram tratados no primeiro, como o tema das mudanças climáticas e provocar a discussão de novos temas de relevância nacional como infraestrutura, energia, turismo, floresta e água, biodiversidade. Três dos especialistas convidados para o segundo ciclo serão da região amazônica e trarão sua contribuição do olhar local. A integração entre as universidades e os núcleos de estudos avançados com foco na discussão da Amazônia faz desse um projeto inovador.

A disponibilização para a sociedade, por meio da IPTV e dos vídeos que estarão disponíveis no site do Instituto de Estudos Avançados (IEA), como material resultante do debate qualificado também é inovador.

Objetivo geral:

  • Debate multidisciplinar entre especialistas na região Amazônica e público qualificado sobre temas relevantes para a compreensão do contexto atual da região.

Objetivos específicos:

  • Criação de um ciclo de debates e construção de conhecimento por meio de um atelier de ideias;
  • Apresentação dos problemas contemporâneos da região amazônica e das soluções para sua resolução (soluções que já estão em prática e/ou soluções inovadoras);
  • Articulação com especialistas sobre o tema;
  • Elaboração de artigos por parte dos participantes do projeto (alunos e especialistas) visando sua publicação e divulgação do projeto e da parceria, que poderão ser submetidos no formato dossiê na Revista Gestão de Políticas Públicas (RGPP)

(http://each.uspnet.usp.br/rgpp/index.php/rgpp/index).

Formato do projeto:

  • Período: segundo semestre de 2015. Início: Agosto/2015 - Fim: Dezembro/2015
  • Número de vagas: 40 vagas
  • Número de encontros/aulas: 8 (oito) encontros presenciais que serão descritos no Cronograma e Plano de Trabalho apresentado no item 8.
  • Os encontros acontecerão nas datas definidas das 14:30-17:00
  • Temas sugeridos: (i) Amazonias Nacionais - Guyanne, (ii) biodiversidade, (iii) floresta e água, (iv) cultura, (v) Regularização Fundiária e Terras Indígenas , (iv) infraestrutura. Os temas aqui propostos poderão ser alterados por deliberação da coordenação.
  • Pessoas convidadas: 8 especialistas nos temas acima propostos.  As mini biografias serão apresentadas posteriormente.

Organização

Inscrições

Curso gratuito voltado para pós-graduandos e pós-graduados (stricto sensu e/ou lato sensu).

Inscrições até 16 de agosto de 2015

Ficha de Inscrição

Obs.: - Os candidatos que participaram da primeira fase devem enviar a ficha de inscrição, porém, não será necessário responder ao questionário.

 

Importante

  • Haverá análise das fichas de inscrição para preenchimento das vagas.
  • Os participantes selecionados comprometem-se a participar de todas as aulas.
  • O resultado da seleção será enviado por e-mail.

Organização

Coordenação:

    Programação

    Aguardar informações.

    19/08/2015

    Debate inaugural do ciclo

    Amazonias Nacionais: A Guiana Francesa - Marc Pavé (CNRS), segundo Ciclo de Debates Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade: Ateliê de Ideias e Propostas.

    Abstract: A historia geral da Guiana Francesa incluída a sua partida amazônica desde o século XVIe pode ser dividida em quatros períodos : as explorações europeias (século XV – primeira parte do século XVII), as plantations escravistas (segunda parte do século XVII-1848), a mineração e a colônia penitenciar  (1848-c.1950), o novo estatuto do território e o progresso econômico (desde c.1950). Poderemos fazer comparações com as historias das outras partes da Amazônia ?

    26/08/2015 -

    Amazonias Nacionais - Guiana Francesa

    23/09/2015 -

    Biodiversidade

    30/09/2015 -

    Floresta e Água

    21/10/2015 -

    Cultura

    18/11/2015 -

    Regularização Fundiária e Terras Indígenas

    25/11/2015

    Infraestrutura

    01/12/2015 -

    Fechamento

    Janeiro/16

    Entrega dos artigos dos participantes revisados pela coordenação.

    Cartazete

    Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo