Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Digitalização, Trabalho Jornalístico e Regulação

Digitalização, Trabalho Jornalístico e Regulação

por Cláudia Regina - publicado 07/06/2024 09:45 - última modificação 08/10/2024 14:54

Detalhes do evento

Quando

de 19/06/2024 - 14:00
a 19/06/2024 - 17:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Como parte do programa de trabalho 2023-2028 do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade (JDL), este seminário busca explorar os impactos da digitalização e da datificação na Comunicação, especialmente no Jornalismo. A proposta é abordar as implicações das plataformas e das inteligências artificiais no trabalho jornalístico, no processo produtivo e nas esferas públicas, além de avaliar como as iniciativas de regulação das mídias e tecnologias digitais têm contribuído para uma transição digital mais justa e transparente.
A digitalização possibilitou o surgimento de novos formatos de jornalismo, como o jornalismo online, o mobile journalism e o podcasting. A internet oferece aos jornalistas a chance de alcançar um público maior, distribuir e produzir conteúdo de forma ágil e explorar novas formas de monetização. No entanto, esses avanços vêm acompanhados de desafios e riscos significativos, como a proliferação de desinformação, que dificulta o acesso a informações confiáveis e compromete a credibilidade do jornalismo, e a precarização das condições de trabalho, com a perda de empregos sendo uma preocupação crescente. Além disso, a automação e a inteligência artificial ameaçam substituir funções tradicionais na indústria jornalística, como edição e revisão. O domínio das plataformas digitais por grandes corporações também concentra poder, influenciando o acesso e o consumo de informações.
Para debater esses temas e responder às questões do público, contaremos com a presença da professora Roseli Figaro, titular do Departamento de Comunicações e Artes da USP e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho (ECA-USP). Figaro é uma autoridade nos estudos sobre digitalização e trabalho jornalístico, e sua contribuição tem sido essencial para o debate público e a formulação de políticas nesse campo. Coordena atualmente o projeto temático, com apoio da Fapesp, "Datificação da Atividade de Comunicação e Trabalho".

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Programação

Expositora:

Roseli Fígaro (ECA-USP)

Debatedora:

Luciana Moherdaui (JDL, IEA e ECA-USP) e Aianne Amado (JDL, IEA e ECA-USP)

Mediação:

Vitor Blotta (ECA e IEA-USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo