O Que Há de Ecológico em Marx?
Detalhes do evento
Quando
a 14/03/2023 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Nos exatos 140 anos da morte de Karl Marx, parece não haver pergunta mais instigante sobre suas ideias do que a que dá título a este evento.
Ela advém de recentes pesquisas sobre as anotações que ele fez em seus últimos 15 anos de vida (1868-1883), quando pouco publicou, embora muito tenha escrito sobre suas leituras em agronomia, botânica, etnologia, fisiologia, geologia, história da agricultura, mineralogia e química.
Esse imenso material - que ainda está sendo organizado pela Marx-Engels-Gesamtausgabe (MEGA²) - sugere que Marx pode ter se lançado em profunda autocrítica, revisando aquilo que teria sido uma “visão prometeica” em suas influentes análises da dinâmica capitalista.
É mesmo possível que, em grande parte, tenha sido levado a estudar as citadas ciências devido à necessidade de melhor fundamentar sua concepção de “metabolismo entre sociedade e natureza”, usada de forma hermética e bem esporádica, nos três livros de O Capital, assim como nos Grundrisse.
Pesquisas na MEGA² levaram mais longe o filósofo Kohei Saito (2023), com a hipótese de que esse “Marx tardio” (Shanin, 1983) possa até ter pressentido o Antropoceno e avançado a ideia de decrescimento econômico no comunismo. Em outras palavras, ao fim da vida teria pressagiado a Economia Ecológica.
Como os movimentos intelectuais que precederam tal hipótese foram minuciosamente analisados, em 2020, pela dupla convidada para este evento - Laura Luedy e Murillo van der Laan -, nada parece ser mais oportuno do que escutá-los, agora, sobre o que pode, mesmo, ter havido de ecológico em Marx.
Coordenação:
José Eli da Veiga (Programa Professor Senior)
Convidados:
Laura Luedy (IFCH/Unicamp)
Murillo van der Laan (Unicamp)
Entrevistador:
José Eli da Veiga (Programa Professor Senior)
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo
Referências:
LUEDY, Laura e Murillo van der Laan (2020) “Marxismo e Ecologia - Dualismo cartesiano apocalíptico ou monismo social antiecológico? As disputas entre a escola da ruptura metabólica e a ecologia-mundo”. Crítica Marxista, 50:151-70.
SAITO, Kohei (2023) Marx in the Anthropocene – Towards the Idea of Degrowth Communism. Cambridge University Press.
SHANIN, Teodor (1983) Late Marx and the Russian Road: Marx and the Peripheries of Capitalism, Routledge, GB. Monthly Review US, 1983.