Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / "Quando eu Piso em Folhas Secas”: Desafios e Possibilidades na Produção de Acervos Culturais por Meio de Políticas Solidárias e Práticas Colaborativas

"Quando eu Piso em Folhas Secas”: Desafios e Possibilidades na Produção de Acervos Culturais por Meio de Políticas Solidárias e Práticas Colaborativas

por Sandra Sedini - publicado 07/02/2023 12:20 - última modificação 05/04/2023 10:37

Detalhes do evento

Quando

de 15/02/2023 - 14:00
a 15/02/2023 - 17:30

Onde

(*) Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O modo como as instituições culturais vêm produzindo acervos tem revelado a crescente participação coletiva e comunitária como um dos aspectos mais relevantes da experiência cultural.

Nesse sentido, a participação, como um direito cultural basilar, tem sido apresentada como uma forma de exercício pleno da arena política por meio do estabelecimento de parcerias mais amplas, colaborativas e plurais. Os modelos de tomadas de decisão com vieses participativos têm expressado uma garantia contra as hierarquias centralizadoras e totalitaristas.

Por isso, identificar os modos por meio dos quais diferentes equipamentos e agentes culturais têm produzido acervos através de práticas solidárias, participativas e colaborativas pode contribuir para compreender a dimensão da cultura como uma arena essencial para o desenvolvimento democrático e a valorização da diversidade.

Além disso, nos interessamos em compreender se as experiências com produção de acervos culturais baseada em políticas solidárias e colaborativas podem transformar nossos entendimentos sobre políticas públicas para a cultura.

O evento é uma atividade do Programa Eixos Temáticos, iniciativa da Reitoria da Universidade de São Paulo que visa colocar em perspectiva a capacidade que a universidade dispõe para contribuir com a produção de políticas públicas para o país. O programa propõe transversalidade através dos temas de sustentabilidade, inovação e inclusão e é composto por um total de onze eixos que reúnem grupos de especialistas focados na criação de um conjunto de itens de agenda capazes de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas embasadas no conhecimento.

O eixo Cultura e Artes, responsável por esta atividade, compreende que a formulação destes itens de agenda deve ser elaborada em um diálogo permanente com diferentes setores culturais da sociedade e, por isso, promove no mês de fevereiro o Fórum Permanente de Cultura e Artes.

O evento, de caráter híbrido, busca reunir diversos agentes do campo da cultura e das artes e promover debates substanciosos para a geração de documentos a serem apresentados aos gestores e legisladores públicos.

Mais informações: https://www.instagram.com/proetusp.cultura/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Exposição:

Bianca Santana (Coalizão Negra por Direitos/SP)

Felipe Arruda (Museu Judaico de São Paulo)

José Eduardo Ferreira Santos (Acervo da Laje/BA)

Ruth Sprung Tarasantchi (Museu Judaico de São Paulo)

Vilma Soares Santos (Acervo da Laje/BA)

Mediação:

Ana Cecília Olmos (FFLCH/USP)

Coordenação:

Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA-IEA/USP)

Martin Grossmann (ECA-IEA/USP)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Evento híbrido

Sem inscrição | Não haverá certificação