Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Encontro Acadêmico "Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Sociedade"

Encontro Acadêmico "Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Sociedade"

por Sandra Sedini - publicado 10/07/2024 09:10 - última modificação 18/07/2024 10:20

Detalhes do evento

de 15/08/2024 - 09:00
a 15/08/2024 - 18:00

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Encontro Acadêmico (EA) "Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Sociedade" surge de um esforço do Núcleo de Pesquisa interdisciplinar e interinstitucional (NuPIS), com representatividade de Instituições de Ensino Superior das cinco regiões geográficas nacionais. Criado no âmbito do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA), o NuPIS conta com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP), financiamento da CAPES, por meio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a partir de projeto financiado.

O Sistema Nacional de Pós-Graduação pode se beneficiar de experiências positivas desenvolvidas pela Área de Ciências Ambientais da CAPES a partir destes estudos, considerando iniciativas inovadoras, dentre as quais:

(i) Mapa Destaque Territorial, indicando as vulnerabilidades ecossocioeconômicas brasileiras espacializadas e localizando os programas de pós-graduação da CiAmb;

(ii) Algoritmo Computacional que relaciona Dissertações e Teses com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) inseridos na Agenda 2030; e, mais recentemente, os

(iii) Clusters Temáticos que são redes de colaboração de ensino, pesquisa/inovação e extensão de programas de pós-graduação da Área de Ciências Ambientais no tocante ao alcance dos ODS.

Cumpre destacar que está em elaboração, pelo NuPIS, documento com melhores práticas de Programas de Pós-Graduação, que se concilia com iniciativa da CAPES de instalação de Grupo de Trabalho sobre Impacto da Pós-graduação Brasileira na Agenda 2030, com a participação do Fórum de Pró-reitores de Pós-graduação (FOPROP) e da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG). O conjunto das contribuições comporá documento especialmente preparado para a COP30, a ser realizada em Belém/PA, em 2025. Estes esforços estão diretamente associados à necessidade de gerar, transferir e compartilhar conhecimento científico para o equacionamento e solução de questões e problemas de interesse da sociedade brasileira.

Objetivos:

(i) caracterizar os esforços sistêmicos e sistematizados sobre o Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Sociedade;

(ii) caracterizar os principais produtos que ilustram os princípios e os instrumentos de medição de impacto; e

(iii) contribuir para o reconhecimento pela sociedade da contribuição da pós-graduação para o desenvolvimento do País.

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Não haverá certificação

Comissão Organizadora