Escuta, Observação e Interpretação de Dados em Tempos de Tecnologia, Redes Sociais e Big Data: o Que Nosso Repertório Permite Conhecer?
Detalhes do evento
Quando
a 08/10/2018 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
Desde o surgimento, Filosofia e Medicina dialogam, com influências mútuas em seus métodos, pesquisas e reflexões. Algumas concepções tais como ser humano, saúde, doença, cuidado, corpo, mente, clínica, sociedade, existência, entre outras estudadas em Filosofia, impactam diretamente o trabalho de pesquisa, diagnóstico, prognóstico e tratamento em Medicina. As conferências Reflexões sobre Filosofia e Medicina pretendem propiciar um diálogo interdisciplinar, com o objetivo de provocar a reflexão sobre a prática cotidiana dos profissionais da Medicina e da Filosofia, tendo como foco o ser humano a quem se dedicam tais práticas, considerado em seus múltiplos aspectos.
Terceira conferência do Ciclo Reflexões sobre Filosofia e Medicina
Medicina e Filosofia têm em comum o ser humano ao qual se dedicam e suas questões, visando a saúde do indivíduo e da sociedade. Viver de modo saudável implica em conhecer a natureza de nossos organismos, de nosso entorno, assim como as práticas sociais e convenções nas quais estamos inseridos e habituados. Para melhor compreendê-las, seja nos aspectos que incidem sobre a saúde do indivíduo ou da coletividade, é preciso um constante diálogo com a realidade, com o outro, com o mundo que nos rodeia, para que possamos coexistir, coabitar.
Mais do que coleta de dados, é preciso interpretar e significar os dados obtidos em nossas investigações, estudos e experiências cotidianas. Como um médico interpreta os dados coletados com e sobre o paciente? Como o paciente interpreta os dados obtidos a partir da consulta com o médico? Como ambos interpretam os resultados dos exames? Como significam os dados que indicam resultados? O quanto os contextos de cada um (médico e paciente) e do ambiente de atendimento interferem no processo de significação? Qual o papel da tecnologia, das redes sociais e do big data nos processos de diagnóstico, prognóstico e tratamento? De que maneira conceitos como pós-verdade e pós-realidade interferem na saúde das populações? Nesta conferência, Monica Aiub (Instituto Interseção) e Vinicius Romanini (ECA-USP) abordarão estas questões a partir da filosofia de Charles Sanders Peirce e suas relações com os modos de vida na atualidade.
Conferencistas:
Monica Aiub – Instituto Interseção-SP e Vinicius Romanini – ECA-USP
Inscrições
Evento público, gratuito e sem inscrição prévia
Organização
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo