Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Verão 2013/14 e Cenários de Estresse Hídrico

Verão 2013/14 e Cenários de Estresse Hídrico

por Cláudia Regina - publicado 27/02/2014 10:55 - última modificação 07/01/2015 12:08

Detalhes do evento

Quando

de 19/03/2014 - 14:00
a 19/03/2014 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária

Nome do Contato

Telefone do Contato

(11) 3091 1681

Participantes

Verificar ao lado.

Adicionar evento ao calendário

A Região Metropolitana de São Paulo vive um momento dramático em relação à disponibilidade de água. A estiagem é a mais intensa dos últimos 20 anos segundo os especialistas. O Sistema Cantareira está à beira de um colapso. Não se trata de uma novidade, pois desde 2004 este sistema é visto como insuficiente. O debate visa a discutir a situação atual e as perspectivas de futuro a partir dos aspectos que relacionam esta situação de estresse hídrico com as dimensões institucional, de governança da água e seus desdobramentos no plano socioambiental e da segurança alimentar.

O debate é organizado em parceria pelos Grupos de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia e Meio Ambiente e Sociedade do IEA, com o apoio do Centro de Estudos de Governança Socioambiental do IEE. O evento contará com a participação do Prof. Pedro Roberto Jacobi (coordenador do Grupo de Estudos de Meio Ambiente e Sociedade do IEA), do Prof. Wagner Costa Ribeiro (FFLCH, PROCAM/IEE e IEA), da Prof.ª Daniela Campos Libório di Sarno (PUC/SP), do pesquisador Marcio Automare (ITESP e IEA), do Prof. Maurício de Carvalho Ramos (FFLCH e IEA) e de Susana Prizendt (Coordenadora do Comitê Paulista da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida).

Inscrições

Através do e-mail leila.costa@usp.br

Programação

 

14h às 15h - Primeira mesa - “Água, o futuro ameaçado”


- Considerações iniciais e mediação
Pedro Jacobi (Procam e IEA)

- Do protoplasma ao homem: a água como elemento fundamental da vida
Maurício de Carvalho Ramos (FFLCH e IEA)

- Veneno ou antídoto? O uso da água na produção agroalimentar e a saúde humana
Susana Prizendt (Campanha CAPV)

A água, elemento que permeia todo o processo de produção rural, compondo a própria matéria dos alimentos que ingerimos, pode ser utilizada como um veneno ou como um antídoto, dependendo do modelo adotado pelos produtores. Há atualmente dois sistemas básicos de produção, o do Agronegócio, com base nos princípios da Revolução Verde, e o Agroecológico, que busca a integração aos ecossistemas e não utiliza produtos tóxicos. Nossas escolhas diárias como consumidores de alimentos podem favorecer um ou outro modelo e impactar positiva ou negativamente em nossa saúde e na saúde ambiental. Qual a água que você quer ingerir: a que é o veneno ou a que é o antídoto?

- Água e alimentos, futuro ameaçado

Marcio Automare (IEA)

Água e produção de alimentos, segurança alimentar, retomada do êxodo rural. Refletir sobre as modernas tecnologias agrícolas e engenharia de alimentos, que podem não evitar nosso risco alimentar. Abordar os conflitos das águas e da gestão dos recursos naturais e do cenário de crise hídrica, destacando a estiagem que deve se prolongar até 2015, indicando talvez maiores dificuldades no futuro.

 

15h15 às 16h15 - Segunda mesa - "Estresse hídrico na região metropolitana de São Paulo"

 

- Considerações iniciais e mediação
Pedro Jacobi (Procam e IEA)

- Gestão normativa de águas no Brasil: dificuldades de implementação
Daniela Campos Libório Di Sarno (PUC/SP)

O Brasil é um país federativo, com repartição de competências entre municípios, estado e união. Entretanto, a gestão das águas não segue esse padrão pois sua gestão é organizada por meio de bacias hidrográficas. Assim, a distribuição de águas, elemento de sobrevivência insubstituível para o ser humano, sofre anacronismos com o desenvolvimento urbano, cuja competência é municipal. O planejamento urbano não se comunica com a gestão de águas. O sistema deve ser reinterpretado para que viabilize uma gestão integrada das águas e do planejamento urbano com fins de abastecimento do consumo humano.

- Governança da água na região metropolitana de São Paulo
Wagner Costa Ribeiro (FFLCH, Procam e IEA)

Reflexão acerca da governança da água na região metropolitana de São Paulo. Diante da atual situação de estresse hídrico, qual seria o papel da gestão pública e da sociedade civil nesse processo?

 

16h30 às 17h - Debate e encerramento

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo