Imprensa e Poder: do Caso Dreyfus aos Conglomerados Midiáticos
Detalhes do evento
Quando
a 25/04/2018 - 11:30
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
Em “Imprensa e Poder”, Jean-Yves Mollier lança algumas reflexões sobre a relação de grupos midiáticos com setores do Estado e das finanças na França contemporânea.
Partindo do paradigmático affaire Dreyfus, dos anos de 1897-1899, ele levanta outros eventos importantes, porém, nem sempre lembrados. Por exemplo, o escândalo dos “empréstimos russos”, revelado em 1918, em que a França endereçou, às escondidas, somas exorbitantes para a manutenção do Império Russo. Ou o “caso Hanau”, também conhecido como o “escândalo da banqueira”, que envolveu uma importante magnata da imprensa com jogatinas financeiras e a formação de cartéis que vieram à tona em 1928. E, ainda, o affaire Stavisky (1934), o qual culminou em uma profunda crise político-econômica, em meio a escândalos no alto escalão da política e o assassinato misterioso do scroc Alexandre Stavisky, “o belo Sacha”.
Em, seguida, o conferencista abordará a relação da mídia com o Estado dos anos de 1950 a 1980, antes de demonstrar as mudanças operadas pelo aparecimento de gigantescos conglomerados que dominam a imprensa e a edição contemporâneas.
Um debate sobre o poder da imprensa, partindo de um caso emblemático na história da opinião pública francesa, l’affaire Dreyfus, e se estendo para questões não menos espinhosas sobre o poder do dinheiro nas decisões midiáticas, parece muito oportuno nos tempos das redes sociais e das fake news.
Expositor
Jean-Yves Mollier (Universidade de Versailles Saint-Quentin-em Yvelines/França)
Moderadora
Marisa Midori (ECA e IEA/USP)
Inscrições
Evento público e gratuito | Em francês com tradução consecutiva | Com inscrição prévia
Público online, não há necessidade de se inscrever
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br