Para Além do Discurso: Indicadores e Métricas na Avaliação da Política Externa
Detalhes do evento
Quando
a 02/04/2025 - 16:30
Onde
Nome do Contato
A avaliação das políticas públicas recebe elevada atenção na academia e burocracias ao redor do mundo. Dentre as políticas públicas, a política externa apresenta característica única que impõe obstáculos à sua avaliação. Os objetivos de política externa são formulados de maneira geral e vaga, usualmente projetando um efeito de longo prazo.
A análise de dados para compreender as mudanças da política externa brasileira torna-se fundamental para mensurar a eficiência do gasto público brasileiro na execução da política externa. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa que utiliza dois modelos de análise: um que avalia o impacto da abertura de uma embaixada nas relações bilaterais e outro que visa mensurar os gastos e ganhos da diplomacia brasileira.
A pesquisa contribuiu para a avaliação quantitativa da política externa brasileira (PEB), terreno ainda pouco explorado no país. Tais dados estão disponíveis na Plataforma POLEN – Política Externa em Números que será lançada por ocasião deste evento, com acesso disponível também no site do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni-IEA), NAP ao qual o expositor é vinculado.
A plataforma é um dos produtos derivados do projeto de Auxílio à Pesquisa financiado pela FAPESP, intitulado “Eficiência e política externa: mensuração, accountability e os custos da diplomacia brasileira”, atualmente em andamento. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no repositório oficial da FAPESP, por meio do link: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/111758/politica-externa-e-eficiencia-burocratica-no-brasil-1998-2022/
Abertura:
Janina Onuki (IEA-USP)
Exposição:
Pedro Feliú Ribeiro (IRI-USP)
Comentários:
Amâncio Jorge de Oliveira (IRI/IEA-USP)
Moderação:
Rodrigo Pedrosa Lyra (IEA-USP)
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento pelo canal do YouTube do IEA