Estratégia de Inserção Internacional do Brasil: Alta Tecnologia, Competitividade e Soberania
Detalhes do evento
Quando
a 23/06/2023 - 16:30
Onde
Nome do Contato
Este encontro dá continuidade à reflexão iniciada em 5 de junho p.p., desta feita com ênfase no assim chamado "Custo Brasil", qual seja, o diferencial -- em desfavor do Brasil -- de ônus atribuídos aos fatores de produção e aos procedimentos produtivos para se estabelecer e conduzir negócios no país.
Tais custos, no agregado, quitam competitividade e desestimulam investimentos. Nesse sentido, comprometem o alcance da autonomia tecnológica e da capacidade inovadora, lato sensu, comprometendo, em última análise, a soberania nacional.
Compreender, do ponto de vista estrutural e sistêmico, as dimensões do arcabouço do Custo Brasil e divisar alternativas de o reduzir constitui condição sine qua non para o fomento a setores de alto valor agregado e intensivos em capital intelectual -- elementos determinantes para a efetividade da Defesa nacional e para uma inserção externa consentânea às aspirações e demandas da sociedade brasileira.
Abertura:
Guilherme Ary Plonski (diretor do IEA/USP) e Alberto Pfeifer (coordenador do DSI)
Exposição:
José Ricardo Roriz Coelho (presidente da Abiplast/Sindiplast)
Moderação:
Alberto Pfeifer (coordenador do DSI)
Inscrições
Organização
Grupo de Análise de Estratégia Internacional em Defesa, Segurança e Inteligência (DSI) da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM-IRI/USP)
IEA