Inteligência Artificial
Detalhes do evento
Quando
a 11/07/2023 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Para saber se há alguma inteligência artificial em nosso planeta, me parece importante entender, primeiro, o que podemos considerar como “inteligência”. Nessa palestra, partiremos de uma análise dos múltiplos conceitos de “inteligência”. O que busco não é uma resposta única e fechada, mas alguns conceitos centrais que parecem permear muitas definições.
A partir desse núcleo, há duas coisas que parecem relevantes para nosso debate. Nenhuma delas é simples. A primeira é o que nos torna “humanos”. A relevância da pergunta está relacionada à um conceito em desenvolvimento por mim, de que não somos somente “Homo Sapiens”, nem “Homo Faber”, mas talvez, e sobretudo, “Homo Ludens” e “Homo Symbolicus”. Esse simbólico que conceitualizo, hoje, tenta unir problemas e perguntas de diferentes áreas para pensar o Humano como um ser-no-mundo único por sua capacidade de estruturação de múltiplos sistemas simbólicos que é, ao mesmo tempo, apenas outro operador no mundo. Ainda que o tempo seja curto para a abrangência do que me parece preciso buscar compreender, a noção de proprioceptividade me parece central a qualquer debate que fale sobre inteligência.
Estruturando o conceito de inteligência como algo que está relacionado, entre outros, ao desenvolvimento e aprimoramento de sistemas simbólicos, teremos criado um posicionamento específico, não totalizante, para entender o que seria esse operador de mundo que pudesse ser considerado “inteligente”. A partir daí, podemos questionar se as máquinas supostamente “inteligentes” que construímos desempenham uma função relevante. Seriam outro brinquedo dos humanos, novas ferramentas do "Homo Faber" ou tentamos transcender um estágio e criar novos operadores que possam interagir de forma autônoma com o mundo? Finalmente, há uma pergunta que me parece importante: a quem interessa colocar “inteligência” como um conceito central em nossos debates?
Carlos Irineu da Costa
Exposição:
Carlos Irineu da Costa (pesquisador independente)
Debatedora:
Suzana Herculano-Houzel (titular da Cátedra Otavio Frias Filho)
Comentaristas:
André Chaves de Melo Silva (coordenador acadêmico da Cátedra Otavio Frias Filho)
Vinícius Mota (secretário de redação da Folha de S. Paulo)
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo