Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Juventude como Agência no Contexto das Mudanças Globais

A Juventude como Agência no Contexto das Mudanças Globais

por Sandra Sedini - publicado 10/07/2024 11:25 - última modificação 03/09/2024 13:04

Detalhes do evento

Quando

de 21/08/2024 - 10:00
a 21/08/2024 - 12:00

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O evento tem como objetivo discutir os conceitos de agência juvenil e bem-estar urbano no contexto de crises múltiplas e sobrepostas, como a emergência climática, a covid-19, a crise do custo de vida e a escassez de recursos.

Susanne Boerner é atualmente professora de Geografia Humana na Universidade de Birmingham, com foco em agência juvenil, bem-estar urbano e saúde mental, e concluiu uma bolsa de pós-doutorado Marie Curie Global Fellowship na Universidade de São Paulo e na Universidade de Birmingham.

Por meio de diferentes estudos de caso de São Paulo e Birmingham, no Reino Unido, sua apresentação irá trazer a perspectiva da juventude periférica, para explorar como podemos viver melhor em um contexto de crises interconectadas. Em um mundo onde dois terços da população irão viver em cidades até 2050, 60% dos quais serão crianças e jovens, precisamos (re)imaginar novas formas de criar bem-estar e resiliência diante de riscos socioambientais agudos e crônicos. As vozes da juventude ainda são, em grande parte, ignoradas pelos tomadores de decisões. No entanto, a pesquisa da Dra. Boerner mostra por que e como as experiências vividas, as emoções e as formas cotidianas de ativismo dos jovens são importantes.

Usando a pesquisa de ação participativa para investigar a vida cotidiana dos jovens por meio de um processo de reflexão coletiva, ela pretende tornar visíveis questões como relações de poder desiguais, agência e voz, com o objetivo de transformar as realidades cotidianas e moldar políticas públicas participativas.

A discussão tem como objetivo esclarecer como podemos nos adaptar melhor às múltiplas crises atuais, o que podemos aprender com as práticas cotidianas, experiências vividas e emoções dos jovens e o que isso significa para futuras intervenções de bem-estar e políticas públicas.

Conferência:

Susanne Boerner (Universidade de Birmingham)

Mediação:

Letícia Stevanato Rodrigues (PROCAM-IEE/USP)

Debate:

Gabriela Marques Di Giulio (FSP-IEA/USP)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Não haverá certificação