Lançamento do Livro "Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México"
Detalhes do evento
Quando
a 25/10/2023 - 13:00
Onde
Nome do Contato
A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, do Instituto de Estudos Avançados da USP, realiza o lançamento do livro “Emergências culturais: instituições, criadores e comunidades no Brasil e no México”, que apresenta textos assinados por Néstor Garcia Canclini, Juan Ignacio Brizuela, Sharine Machado C. Melo e Mariana Martínez Matadamas.
Quinto volume da coleção de livros da Cátedra, a obra é resultado da pesquisa “A institucionalidade da cultura e as mudanças socioculturais” (cad 1) (cad 2), realizada entre 2020 e 2022, durante a titularidade de Garcia Canclini.
Coordenados pelo antropólogo, os pesquisadores de pós-doutorado Juan Brizuela e Sharine Melo, ao lado da pesquisadora mexicana Mariana Matadamas, investigaram as transformações que, nos últimos anos, vêm afetando instituições culturais, artistas, trabalhadores da cultura e públicos, adensadas e agravadas pela pandemia de Covid-19.
Além de oferecer uma perspectiva histórica das políticas culturais no Brasil e no México, o livro aborda a lei emergencial Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020), os pontos de cultura, os monumentos e anti-monumentos. A pesquisa foi realizada por meio de técnicas etnográficas, como coleta de dados e entrevistas com artistas, gestores e beneficiários das políticas públicas para a cultura.
Na introdução do livro, o antropólogo retoma os principais conceitos que atravessam sua obra: instituições, comunidades e criadores. Sharine Melo discorre sobre os legados históricos que abriram caminhos para que a Lei Aldir Blanc fosse implementada, além de apresentar trechos de entrevistas e dados estatísticos sobre a implementação do programa. Juan Brizuela trata das contradições que envolvem a institucionalidade dos pontos de cultura no Brasil e em países da América Latina. No capítulo final, Mariana Martínez e García Canclini abordam as políticas institucionais no México, com especial atenção a ações contra monumentos, que condensam formas de opressão de gênero, colonial e de elites, assim como ações de resistência.
O evento contará com comentários de participantes da pesquisa e de entrevistados, seguidos por uma roda de conversa com convidados especiais, entre eles gestores culturais, jornalistas e acadêmicos.
Também haverá participação de artistas e apresentação do site “Diálogos com Canclini no Brasil”, que disponibiliza informações sobre o antropólogo, sua relação com o Brasil, obras para download, além do registro de atividades realizadas na Cátedra Olavo Setubal durante sua titularidade.
Transmissão:
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições
Organização
Apoio
Museu de Arte Moderna (MAM)
Programação
10h |
Discurso performático de Andreia Duarte (curadora, artista e diretora da Outra Margem e do !PULSA! Movimento Arte Insurgente) |
10h10 |
Abertura: Martin Grossmann (IEA-USP), Cauê Alves (MAM-SP) e Luciana Modé (Itaú Cultural) |
10h20 |
Exposição: Néstor Garcia Canclini (IEA-USP) Célio Turino (historiador) Onisajé (UFBA/Pé na Cena-CNPq) Valquíria Volpato (produtora cultural e escritora) Moderação: Ana Paula Sousa (Carta Capital) |
11h10 |
Intervalo |
11h20 |
Roda de conversa Autores:
Comentaristas:
|
12h |
Considerações finais, debates e encerramento |