Só Temos Uma Casa: Os Impactos das Mudanças Climáticas na Saúde e no Planeta - Lançamento do Relatório Lancet Countdown 2019
Detalhes do evento
Quando
a 18/11/2019 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
A mudança climática está minando os fundamentos da saúde, ameaçando a comida que comemos, o ar que respiramos e os serviços de saúde dos quais dependemos. No entanto, a resposta a ela pode ser a maior oportunidade de saúde global do século 21. Este ano, o envolvimento da sociedade e da ONU nas mudanças climáticas alcançou níveis sem precedentes, mas o mundo está respondendo adequadamente?
O relatório Lancet Countdown 2019 rastreia o perfil de saúde pela ótica das mudanças climáticas e fornece uma avaliação independente dos governos e de seus compromissos para combater e adaptar-se a elas.
Nesse encontro, serão lançadas as recomendações políticas do Lancet Countdown Brasil, que analisa dados dos impactos das mudanças climáticas na saúde dos brasileiros em quatro áreas: vulnerabilidade a doenças transmitidas por mosquitos, carvão, poluição do ar e emissões dos setores da saúde. Além de apresentar os dados mais recentes, serão discutidas as consequências de adiarmos as ações de mitigação e as vantagens de uma resposta adequada.
Sobre o Lancet Countdown
O Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change é uma colaboração internacional de pesquisa, dedicada a acompanhar a resposta do mundo às mudanças climáticas e os benefícios para a saúde que emergem dessa transição. O Lancet Countdown reúne 35 instituições acadêmicas líderes e agências da ONU para rastrear indicadores anuais de progresso, capacitando profissionais de saúde e apoiando formuladores de políticas para acelerar as respostas as mudanças climáticas.
As recomendações políticas para o Brasil
Este ano, sob coordenação dos autores Mayara Floss e Enrique Barros, foi elaborado o briefing para formuladores de políticas brasileiros, analisando os dados do Lancet Countdown com o foco no Brasil. As recomendações brasileiras em 2018 abordaram três temas centrais: o impacto do calor na saúde e na produtividade do trabalho; doenças infecciosas sensíveis ao clima, especificamente dengue; e o manejo do uso da terra e desmatamento.
O documento assinado pelo Lancet Countdown também teve a co-assinatura da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
Os co-autores nacionais são Mathias Bressel, Sandra Hacon, Carlos Nobre, Daniel Knupp, Daniel Soranz, Paulo Saldiva, Laura dos Santos Boeira e Karina Pavão Patrício, com revisão internacional de Nick Watts, Alice McGushin e Jessica Beagley.
Para saber mais sobre os eventos Lancet Countdown mundiais acesse:
Yale, Londres, University of California, San Francisco e Paris
Inscrições
Evento público e gratuito | Em português e inglês sem tradução | Com inscrição prévia
Organização
Apoio
Programação
14h |
Abertura Antonio Mauro Saraiva (EP e IEA - USP) e Paulo Saldiva (FM e IEA - USP) |
14h10 |
Apresentações 2019 Report of the Lancet Countdown on health and climate change: ensuring that the health of a child born today is not defined by a changing climate Sonja Ayeb-Karlsson (University of Sussex, Lancet Countdown) Só temos uma casa - Lancet Countdown 2019: Um briefing para formuladores de políticas públicas no Brasil Mayara Floss (GHC, SBMFC, WONCA) |
15h10 |
Debate Enrique Barros (UCS, WONCA) Karina Pavão Patrício (UNESP) |
16h30 | Encerramento |
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo