Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Memória da Ciência, Memória da Arte

Memória da Ciência, Memória da Arte

por Cláudia Regina - publicado 04/06/2024 09:15 - última modificação 12/06/2024 16:13

Detalhes do evento

de 05/06/2024 - 14:30
a 05/06/2024 - 17:30

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O evento visa contribuir para discutir o papel do casal Max Löwenstein e Lily Epstein Löwenstein na formação de importantes acervos científicos e artísticos em São Paulo nos anos do segundo pós-guerra, tema de estudos recém publicados. Lily, formada em Berlim,  foi desenhista e fotomicrógrafa da Faculdade de Medicina da USP. Depois, atuou no Instituto Biológico, colaborando principalmente na pesquisa sobre aves. Os dois imigrantes alemães de origem judaica tiveram também uma atuação relevante nas iniciativas de Assis Chateaubriand, Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi no MASP, na fundação da rede dos museus regionais e em outras atividades culturais. Com a finalidade de colocar em diálogo as diversas áreas disciplinares, na ocasião, serão apresentados também os resultados de uma pesquisa sobre as exposições didáticas do primeiro MASP, e ainda “De Humani Corporis Fabrica” uma experiência didática inspirada no tratado de Vesalius do século XVI  realizada por artistas pesquisadoras da ECA no acervo de anatomia do ICB USP.

Evento público de gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento

Abertura: Luciano Migliaccio (FAU e IEA/USP)