Jornalismo, Mídias Digitais e Literacia Informacional
Detalhes do evento
Quando
a 06/11/2019 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
O seminário discute as transformações nos modelos de negócio e modos de produção da cadeia jornalística provocadas pelas tecnologias e mídias digitais, com destaque para as mudanças nas estratégias de conteúdo dos jornais e a emergência da temática da literacia digital e jornalística. A proposta é avaliar os impactos das novas tecnologias e agências de mediação de notícias e informações sobre a esfera pública e a democracia. Com a perda da hegemonia do jornalismo na mediação das informações e na conformação da opinião pública, quais são as novas estratégias e desafios postos ao jornalismo profissional e aos públicos para garantir o direito à informação, a proteção da privacidade e a publicidade dos poderes púb licos e privados?
Referências bibliográficas:
GANDOUR, R. Jornalismo em Retração, Poder em Expansão: como o encolhimento das redações e o uso crescente de redes sociais por governantes podem degradar o ambiente informativo e prejudicar a democracia. Dissertação de Mestrado. PPGCOM. ECA-USP, 2019. disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-23072019-114456/publico/RicardoGandour.pdf
Deutsche Welle Akademie. Media and Information Literacy. A practical guide for trainers. 2018. disponível em: https://www.dw.com/downloads/42424317/dw-akademiemilguidebook2018.pdf
Make the Most of the Digital Age. An Interview with Brazilian Vlogger Alexandre Amaral. https://www.dw.com/en/make-the-most-out-of-the-digital-age/a-47121751
Expositores: Ricardo Gandour ( O Estado de São Paulo) e Alexandre Amaral (ECA/USP)
Debatedora: Karina Yamamoto (ECA/USP)
Inscrições
Evento público, gratuito e com inscrição prévia.
Público online, não há necessidade de se inscrever.
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo