Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Agronegócio pelas Lentes da Economia Política: Desafios de Governança Democrática

O Agronegócio pelas Lentes da Economia Política: Desafios de Governança Democrática

por Cláudia Regina - publicado 08/11/2021 17:35 - última modificação 22/11/2021 14:27

Detalhes do evento

Quando

de 19/11/2021 - 16:00
a 19/11/2021 - 18:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

O Brasil enfrenta desafios de governança democrática condicionados, de um lado, por sua forma de inserção no sistema internacional e, por outro lado, pelo sistema de interesses, instituições e ideias que compõem a economia política do país.

Transformações profundas nestes dois polos constituem desafios e oportunidades para diferentes atores políticos: os formuladores de políticas públicas, as lideranças econômicas, os políticos profissionais e as organizações da sociedade civil. A reconfiguração das assimetrias de poder econômico e político no plano internacional afeta a constelação de interesses domésticos e exige respostas ágeis, coerentes e previsíveis do poder público.  No nível doméstico, o aproveitamento das janelas de oportunidade que se abrem para a construção de uma estratégia acordada de desenvolvimento constitui questão aberta e controversa. A ativação de uma ampla gama de energias sociais, de saberes, de recursos políticos e institucionais é condição para contornar os poderes de veto que limitam essa construção. Trata-se de uma conjuntura crítica!

O agronegócio se situa na confluência entre as transformações que ocorrem na agenda da “globalização” e na agenda democrática do país. A participação do setor na economia brasileira, seu protagonismo na política externa e sua relevância para a formação da política climático-ambiental, o situam como setor estratégico, dotado de agência no nível internacional. Um player cujas opções transcendem seu impacto econômico, devido à centralidade que a Amazônia, o cerrado e os direitos dos povos tradicionais adquirem na nova agenda internacional.

Para discutir os desafios e dilemas de governança democrática da perspectiva do  setor bem como sua implicações para os rumos do país , as   lentes da economia política oferecem um ponto de ancoragem pertinente.  Qual a percepção que tem desses desafios duas das lideranças mais atuantes e uma das analistas mais experientes na área – todos com especialização em economia agrícola?

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição

Não haverá certificação

Programação

Uma conversa com:

Giovana Araújo (KPMG)

Luiz Carlos Corrêa de Carvalho (CANAPLAN)

Marcello Brito (ABAG)

Moderação:

Lourdes Sola (Nupps e IEA)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo