O Continente Involuntário: Emílio Villa e o Brasil
Detalhes do evento
Quando
a 13/11/2024 - 12:30
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
A obra de Emilio Villa (Affori, Milão, 1914 – Rieti, 2003) distingue-se por um caráter experimental permanente, repleto de consequências para a cultura actual, que se realiza nas mais diversas formas (poesia, ensaios, instalações, performances, traduções), usando vários idiomas.
Na trajetória do poeta, é fundamental sua participação nos projetos culturais pioneiros do Museu de Arte de São Paulo (MASP), fundado em 1947 pelo galerista e crítico Pietro Maria Bardi, graças ao patrocínio de Assis Chateaubriand, dono de jornais e rádios, e da primeira rede de televisão do Brasil. Durante dois anos, Villa foi o principal colaborador do MASP na Itália, coordenando uma equipe de arquitetos, arqueólogos e historiadores da arte: desenvolveu o referencial teórico das exposições educativas do museu, planejou os roteiros, classificou as reproduções e escreveu as legendas, encontrou material para exibições de objetos.
Em Roma, Villa foi o interlocutor de Bardi para a primeira exposição de história da arte e as subsequentes: "História das ideias abstratas na arte da Pré-história a Mondrian ", e "Pré-história e povos primitivos", e outras que nunca foram abertas ao público. Em 1952 o poeta finalmente viajou ao Brasil para continuar sua colaboração com o museu. Durante sua estadia no país, teve amizade com Flávio Motta, jovem artista e historiador da arte, com os artistas italianos Roberto Sambonet e Gastone Novelli, com quem continuaria colaborando.
Após o regresso à Itália, no final de 1952, as relações de Villa com Bardi continuaram pelo menos até 1966 com novas propostas de exposições, programas de rádio e outras iniciativas, entre as quais se destaca um evento intitulado “Vamos sonorizar as florestas”: um festival mundial de poesia de vanguarda, "com megafones colocados nas árvores, tocando as florestas, os arranha-céus, animando a fumaça, e até jukeboxes nos postes telegráficos, nos portos, nas ruas, nos bares, nas lojas e, por fim, novas paisagens sonoras das cidades”, a serem levadas ao redor do mundo.
Com o objetivo de difundir o conhecimento destas iniciativas de grande importância, surgidas entre a Itália e o Brasil, por iniciativa do recém-formado Centro Internacional de Estudos Emilio Villa, que reúne universidades da Europa, dos Estados Unidos, do Brasil e do Japão, será realizada uma conferência internacional, intitulada "Il continente involontario/ O Continente Involuntário / The involuntary Continent: Emilio Villa e o Brasil”.
Inscrições
Evento público e gratuito | sem inscrição prévia
Proferido em português, inglês e italiano. Não haverá tradução simultânea
Não haverá certificação
Transmissão ao vivo IEA/USP (manhã - 11, 12 e 13/11) : http://www.iea.usp.br/aovivo
Transmissão ao vivo FAU/USP (a tarde - 11/11): https://www.youtube.com/live/-KPyoYrS5cI?si=S80fbs8UhCSd2qSJ
Transmissão ao vivo FAU/USP (a tarde - 12/11): https://www.youtube.com/live/f_wNNQRyN3w?si=wi8_iPnHrw7oe8P4
Organização
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento (IEA/USP)
Istituto Italiano di Cultura de São Paulo
Comitê Organizador:
Andrea Lombardi (UFRJ), Eleonora Bascherini (FAU-USP), Gianluca Rizzo (Colby College) Luciano Migliaccio (FAU-USP), Nayana Montechiari Crescencio (UFRJ), Serena Ferrando (Arizona State University), Stefano Colangelo (Università di Bologna)
Apoio
Programação
11/11/2024 |
Local: Sala Alfredo Bosi (IEA/USP) |
09h30 |
Abertura: Marina Massimi (IEA/USP), Lillo Teodoro Guarneri (Instituto Italiano di Cultura São Paulo) |
10h |
Conferência de Abertura: Aldo Tagliaferri (Escritor e Tradutor) (videoconferência) |
11h às 12h30 |
Painel 1: Emilio Villa e o Ultra Mundo Digital |
|
Emilio Villa Eletrônico? Uma Investigação a partir do Computador e do Fliperama - Gianluca Rizzo (Colby College) |
|
Sonorização Imersiva: Horizontes em Ambientes Digitais Contemporâneos - Rodrigo Meirelles (Arizona State University) (videoconferência) |
|
Debate |
|
|
|
Local: Auditório Ariosto Mila FAU/USP |
14h às 16h30 |
Painel 2: Emilio Villa, Crítico de Arte o Projeto do Primeiro MASP |
|
Villa ‘barocco’: Proposte di Lettura per una “Sibylla Veneta” - Chiara Portesine (Scuola Normale Superiore di Pisa) |
|
“Os Puristas São Enfadonhos e Inúteis”: Emilio Villa’s “Brazilian Parenthesis” and the Evolution of an Anti-Fascist Poetics - Jennifer Scapettone (University of Chicago) (videoconferência) |
|
O Encontro entre Emilio Villa e o Brasil: o Projeto Didático do Museo de Arte de São Paulo - Eleonora Bascherini (FAU/USP) |
|
O Continente Involuntário: Emilio Villa o Brasil, Bataille e Caillois - Luciano Migliaccio (FAU e IEA/USP) |
|
Debate |
|
|
12/11/2024 |
Local: Sala Alfredo Bosi (IEA/USP) |
9h30 às 12h30 |
Painel 3: Emílio Villa, Crítico de Arte e Poeta entre Itália e Brasil |
|
L’<invenzione> di Burri - Andrea Cortellessa (Università di Roma III) (videoconferência) |
|
Alberto Burri e Emilio Villa: tra un “Sacco” Controverso e Qualche Coincidenza Brasiliana - Giacomo Pirazzoli (Università di Firenze) (videoconferência) |
|
«L’occhio Dell’occhio Tupì/Investe il Riverbero»: Gli anni Cinquanta: Interferenze Lessicali tra Invenzione Poetica e Critico-Artistica - Bianca Quassolo (Università Ca’Foscari, Venezia) (videoconferência) |
|
Emilio Villa e Roberto Sambonet: Ideogramas Vegetais - Nayana Montechiari (UFRJ) Debate |
|
|
|
Local: Auditório Ariosto Mila FAU/USP |
14h às 16h30 |
Painel 4: Emilio Villa entre Itália e Brasil |
|
Emilio Villa e la Sacralizzazione del Linguaggio - Gian Paolo Renello (Università di Salerno) |
|
Duas Vidas em Trânsito: Ruggero Jacobbi e Emilio Villa - Patrícia Peterle (Universidade Federal de Santa Catarina) |
|
Em busca das Origens: Emilio Villa, Walter Benjamin, Haroldo de Campos - Andrea Lombardi (UFRJ) |
|
Debate |
|
|
13/11/2024 |
Local: Sala Alfredo Bosi (IEA/USP) |
09h às 12h30 |
Painel 5: A Documentação de Emílio Villa na Itália e no Brasil |
|
L'Archivio di Emilio Villa alla Biblioteca Panizzi di Reggio Emilia - Chiara Panizzi, (Biblioteca Panizzi, Reggio Emilia) (Videoconferência) |
|
A Documentação sobre Emilio Villa nos Arquivos do MASP e do Instituto Pietro Maria Bardi e Lina Bo/Casa de Vidro em São Paulo - Eleonora Bascherini (FAU/USP) |
|
A Formação dos Arquivos do MASP e do Instituto Pietro Maria Bardi e Lina Bo/Casa de Vidro em São Paulo - Eugenia Gorini Esmeraldo (Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi/ Casa de Vidro) |
|
Projetos Expográficos do Casal Bardi - Renato Anelli, (Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e da Universidade Presbiteriana Mackenzie) |
|
Os Correspondentes Brasileiros do Casal Bardi antes do MASP - Francesco Perrotta Bosch (Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi/Casa de Vidro, PUC/RJ) |
|
Debate |
|
Conclusão |
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo