Os Indígenas no Processo de Formação do Estado e da Nação Brasileiros
Detalhes do evento
Quando
a 29/04/2022 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
A live evidencia as conexões entre a participação indígena na esfera política e a fase inicial do processo de formação do Estado nacional. Pretende-se discutir as presenças indígenas no processo de formação do Estado e da nação brasileiros evidenciando como as populações indígenas tinham maneiras distintas de se relacionar com o projeto do Estado nacional. Havia indígenas bastante integrados à sociedade brasileira, trabalhando em obras públicas e prestando serviços aos particulares em várias províncias; e outros que se mostravam resistentes aos projetos do Estado brasileiro e à presença de não-indígenas em suas terras. Essa multiplicidade de situações resultava em diferentes formas de se retratar os indígenas do Brasil no imaginário nacional, mediadas pelas representações simbólicas efetuadas por políticos e intelectuais do Império na primeira metade do século XIX.
Inscrições
Evento público e gratuito | sem inscrição prévia
Não haverá certificação
Organização
Grupo de Pequisa Tempo, Memória e Pertencimento
Coordenadora: Eliane D. Fleck (UNISINOS)
Programação
Os Indígenas na Independência do Brasil: Disputas e Representações
Esta apresentação pretende discutir as presenças indígenas no processo de formação do Estado e da nação brasileiros. De um lado, diversos coletivos indígenas que viviam no território que se pretendia nacional tinham maneiras distintas de se relacionar com os nacionais. Havia indígenas bastante integrados à sociedade brasileira, trabalhando em obras públicas e prestando serviços aos particulares em várias províncias. Da mesma forma, em tantas outras partes do território, existiam sociedades que se mostravam resistentes aos projetos do Estado brasileiro e à presença de não-indígenas em suas terras. Em outra dimensão, tal multiplicidade de situações resultava em diferentes formas de se retratar os indígenas do Brasil no imaginário nacional. Assim, a apresentação percorrerá alguns embates cotidianos ocorridos no Império entre os indígenas e os brasileiros, ao mesmo tempo em que analisará as representações simbólicas efetuadas por políticos e intelectuais do Império na primeira metade do século XIX. - Fernanda Sposito (UFPR)
Guaranis e suas Atuações às Vésperas da Independência do Brasil nas Fronteiras Platinas
Às vésperas de 1822, as atuações marcantes de indígenas guaranis na região platina estavam conectadas a episódios políticos relacionados à independência do Brasil. Para a corte portuguesa instalada no Rio de Janeiro, estava em jogo conter distintos projetos emancipacionistas que, desde espaços de fronteira, colocavam em xeque a continuidade do regime monárquico. Neste cenário, as ações praticadas por Andrés Guacurary y Artigas e seu exército colocaram os indígenas em contato com vários outros sujeitos e instâncias de poder, possibilitando relações que constantemente os realocavam na hierarquia social. Ao longo da comunicação, buscaremos demonstrar as conexões entre a participação indígena na esfera política e o modo como isto esteve ligado à fase inicial do processo de formação do Estado nacional. - Karina Melo (UPE)
Debatedoras:
Eliane D. Fleck (UNISINOS e IEA-USP) e Márcio Luiz Fernandes (PUC-PR e IEA-USP))
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo