Ana Paula Tavares Magalhães
Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Tem pesquisa concentrada na área de História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião e Religiosidades, Migrações na História, História da Igreja Católica, História da Ordem Franciscana, História e Narrativas, História Econômica entre outras. Coordena o LABORA - Laboratório de Estudos e de Produção de Textos relacionados ao Pensamento e à Cultura na Idade Média. Coordena o INPAR - Grupo de Investigações sobre a Pluralidade e as Ambiguidades da Condição Humana, do Instituto de Estudos Avançados da USP. Integra o Grupo Executivo da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP. É pesquisadora em associações de pesquisa, nacionais e internacionais, tais como a Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), a Sociedad Argentina de Estudios Medievales (SAEMED) e o Theory and History of Education International Research Group (THEIRG), baseado em Toronto, Canada. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da USP. Integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP. Ocupou, entre 2014 e 2018, o cargo de Presidente da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ocupou, entre 2018 e 2022, o cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica do Departamento de História da USP. Desde 2018, ocupa o cargo de Assessora de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP. |
Coordenadora do Grupo de Investigações sobre as Pluralidades e a Ambiguidade da Condição Humana (Inpar)
Eventos:
- Escola de Inverno - Sistemas de Ensino de Educação Básica: Desafios Atuais, 22 a 26 de julho de 2024
- Incerteza, Comunicação e Educação, 25 de abril de 2024
- Jornada de Textos Medievais, 23 de outubro de 2023
- I Encontro Intercátedras da USP, 3 de outubro de 2023
- Formação Interdisciplinar de Professores na USP, 19 de dezembro de 2022
- Escrevivência e Educação Literária: Para Quem Vou Cantar em Cordel, 24 de outubro de 2022
- Escola de Inverno, de 25 a 30 de julho de 2022
- Minicurso A Construção Histórica da Profissão Docente no Brasil, 29 de março de 2022
- Da Distância entre Ensino e Realidade: Permanência História, 09 de dezembro de 2021
- Colóquio Significados do Profissionalismo na Educação, 25 de maio de 2021
- A História Medieval, 11 de março de 2021
- Literatura e Educação: Reflexões, 23 de novembro de 2020
- Ética e educação: Arendt e a Responsabilidade pelo Mundo Comum, 19 de novembro de 2020
- Mais Educação, por Favor! Dilemas e Desafios na Construção do Conhecimento, 03 de novembro de 2020
- Mais Educação, por Favor! Dilemas e Desafios na Construção do Conhecimento, 26 de outubro de 2020
- Mais Educação, por Favor! Dilemas e Desafios na Construção do Conhecimento, 6 de outubro de 2020
- Inteligência Artificial e Suas Aplicações: Avanços e Tendências, 25 de junho de 2019
- A literatura como Espelho: Narrativas e Aproximações, 11 de junho de 2019
- The Spatial Reformation: Euclid between man, cosmos, and God, 12 de março de 2019
- Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde, 7 de agosto de 2018
- Pluralidade e Ambiguidades da Condição Humana, 4 de dezembro de 2017