Bernardete Angelina Gatti
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi Pesquisadora Senior na Fundação Carlos Chagas, aí exercendo os cargos de Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de Superintendente de Educação e Pesquisa. Foi membro e presidiu o Comitê Científico - Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da CAPES. Atuou como Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Em 2014 assumiu como Diretora Vice Presidente da Fundação Carlos Chagas, orientando e respondendo pelas ações do setor de Pesquisa e Educação. Participa de comitês científicos de várias revistas nacionais e internacionais. Membro titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Em 2016 foi eleita Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. |
Eventos:
- V LINCOG - Linguagem e Cognição - 1º Dia, 06 de novembro de 2024
- O Conceito de Metapresencialidade: Perspectivas na Educação Aberta Digital, 01 de agosto de 2024
- Escola de Inverno - Sistemas de Ensino de Educação Básica: Desafios Atuais, 22 a 26 de julho de 2024
- Alfabetismo Funcional em ambientes permeados por tecnologia, 23 de maio de 2024
- Lançamento do Livro "Universidade e Educação Básica: Ensaios Bosianos", 09 de maio de 2024
- Incerteza, Comunicação e Educação, 25 de abril de 2024
- Posse de Bernardete Angelina Gatti como Titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, 22 de abril de 2024
- A Formação de Professores no Brasil, 11 de abril de 2024
- Convivência Pedagógica, 09 de abril de 2024
- Sistema Nacional de Educação: um Desafio para o Federalismo Cooperativo,14 de março de 2024
- Alfredo Bosi: Descolonizando a Educação, 14 de dezembro de 2023
- Escola de Inverno, 24 a 28 de julho de 2023
- Qualificação e Valorização de Pessoal, 26 de julho de 2023
- Simpósio Milton Santos e a Educação, 13 de fevereiro de 2023
- Formação Interdisciplinar de Professores na USP, 19 de dezembro de 2022
- Evasão no Primeiro Ano das Licenciaturas (VI Colóquio), 08 de dezembro de 2022
- Escola de Inverno, de 25 a 30 de julho de 2022
- Licenciaturas Interdisciplinares, Interculturais, Pluriepistêmicas e Interseccionais (II Colóquio), 20 e 21 de junho de 2022
- Relação Universidade e Educação Básica: Experiências de Indução Docente (4º Encontro), 13 de junho de 2022
- Minicurso A Construção Histórica da Profissão Docente no Brasil, 29 de março de 2022
- 100 Anos de Darcy Ribeiro, 07 de março de 2022
- Contribuições de Métodos Quantitativos para a Educação, 18 de novembro de 2021
- Avaliação na Escola: Processos e Possibilidades, 16 de novembro de 2021
- Ensino Fundamental: busca de soluções e desafios (V Colóquio), 06 de outubro de 2021
- Didáticas e Práticas para a Educação na Sociedade do Futuro, 21 de setembro de 2021
- Paulo Freire: Questões de Didática e Avaliação, 16 de setembro de 2021
- Complexos Integrados de Educação: Experiências no Mundo e Perspectivas na USP, 01 de setembro de 2021
- Políticas Públicas de Educação Básica no Brasil – 3º Colóquio, 26 de setembro de 2020
- Experiências Interdisciplinares de Formação Inicial de Professores para a Educação Básica - 3º Encontro, 17 e 18 de agosto de 2020
- Cursos EAbD Bloco II, 20 de junho de 2020
- Vetores Saudáveis: Possível Reconfiguração dos Modelos Educacionais Pós-Pandemia, 14 de maio de 2020
- Vida, Saúde, Ciência e Educação (e Pandemias...) 1º Colóquio, 09 de maio de 2020
- Escola, Diversidade e Equidade, 31 de agosto de 2019
- Seminários Temáticos de Educação - Ação e Formação do Professor, 16 de março, 13 de abril e 18 de maio de 2019
- Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho?, 21 de agosto de 2017