Eduardo Victório Morettin
Graduado e licenciado em História (1988), mestre (1994) e doutor em Artes (2001), livre-docente em História do Audiovisual Brasileiro (2023), títulos obtidos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Université Paris I (2012). Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e diretor do CINUSP "Paulo Emilio", órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. É autor de Humberto Mauro, Cinema, História (SP: Alameda Editorial, 2013) e um dos organizadores de O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais (SP: Intermeios, 2018), Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética (PA: Sulina, 2017), Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais (Faro, Portugal: CIAC/Universidade do Algarve, 2016), Visualidades Hoje (Salvador: Edufba, 2013), História e Documentário (RJ: FGV, 2012) e História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual (2ª ed., SP: Alameda Editorial, 2011). Organizou A recepção crítica de Glauber Rocha no exterior (1960 - 2005) (SP: ECA-USP, 2020). Coordenou dossiês temáticos sobre cinema e história nos periódicos Aniki: revista portuguesa da imagem em movimento (2022, com Andrea Cuarterolo e Georgina Torello), Fotocinema: revista científica de cine y fotografia (2020, com Ana Laura Lusnich), Ideas. Idées d'Amérique (com Ignacio Del Valle Dávila em 2016), Significação (2019, com Mônica Almeida Kornis, e 2013), ArtCultura (2009) e História: questões & debates (2003). Sobre o tema comunicação e historicidades coordenou edição para o periódico Galáxia (2019). É um dos líderes do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (site http://historiaeaudiovisual.weebly.com/), que organiza, dentre outras atividades, o Colóquio Internacional de Cinema e História, atualmente em sua quarta edição. Professor visitante da Université Paris-Est Marne-la-Vallée (2010) e do Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2019). É bolsista produtividade em pesquisa CNPq, nível 2. Foi editor do periódico Significação - Revista de Cultura Audiovisual entre 2006 e 2020. Foi membro do Conselho Deliberativo das seguintes instituições culturais e associações científicas: Museu Paulista (2005 - 2007), Cinemateca Brasileira (2007 - 2018), Instituto de Estudos Brasileiros (2010 - 2014), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2008 - 2010 e 2013 - 2015), Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2013 - 2014), Núcleo Regional São Paulo da Associação Nacional de História (ANPUH/SP) (1998 - 2000 e 2004 - 2008), Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) (2007 - 2011) e do Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) (2019 - 2022). Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) no biênio 2013 - 2015 e integrou a diretoria da ANPUH/SP entre 2000 e 2004 e da ANPUH entre 2007 e 2009. Membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. Um dos membros fundadores da Asociación de Estudios sobre Precine y Cine Silente Latinoamericano, criada em 2018. Integra a Rede Latino-Americana de História das Mídias. |
Evento:
- II Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica, 18 a 22 de setembro de 2023